Vice-governador apresentará Propag à ALMG nesta semana
Mateus Simões levará pacote de 11 projetos à Assembleia e explicará proposta ponto a ponto para os deputados
Por Plox
07/05/2025 07h51 - Atualizado há 1 dia
Nesta quarta-feira (7), o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, irá pessoalmente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para protocolar o aguardado pacote de medidas conhecido como “Propag” — o Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados. A entrega oficial está marcada para as 16h30 e deve atrair atenção de parlamentares e servidores.

Segundo apuração da rádio Itatiaia, o pacote será composto por 11 projetos distintos, todos com o objetivo de criar as bases legais necessárias para que Minas Gerais possa aderir ao programa federal e buscar o reequilíbrio das contas públicas. O total da dívida mineira com a União já ultrapassa R$ 160 bilhões, e o Propag é visto pelos deputados como a saída mais viável para enfrentar esse cenário.
Na quinta-feira (8), Mateus Simões retornará à ALMG para apresentar cada um dos projetos detalhadamente em uma Reunião de Convidados, que será realizada às 09h30 pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO). A apresentação será coordenada pelo presidente da comissão, deputado Zé Guilherme (PP).
“É um momento em que o governo vai colocar para os deputados da Casa o que ele está pensando do Propag”, disse o parlamentar.
Durante o encontro, o vice-governador deverá utilizar recursos digitais para tornar a explicação mais clara e objetiva. Contudo, diferentemente de uma audiência pública tradicional, apenas os 77 deputados estaduais terão direito à fala e poderão fazer questionamentos diretamente a Simões. O público geral poderá assistir, mas não participará ativamente do debate.
A reunião, que tradicionalmente ocorre no subsolo da ALMG, poderá ser transferida para outro espaço, devido à previsão de grande presença de servidores públicos e representantes sindicais nas galerias, mesmo sem possibilidade de fala. Entre os locais cogitados para abrigar a sessão estão o auditório José de Alencar, no hall da Assembleia, e até mesmo o plenário principal da Casa. A presidência da ALMG informou que a decisão sobre a mudança ainda está em análise.