Voo da TAP retorna a Lisboa após forte cheiro a bordo

Aeronave que seguia para Viena precisou voltar ao Aeroporto da Portela por causa de odores intensos na cabine; ninguém ficou ferido

Por Plox

07/05/2025 10h25 - Atualizado há 1 dia

Um voo da companhia aérea TAP, que partiu de Lisboa com destino a Viena, na Áustria, precisou retornar ao Aeroporto da Portela na última segunda-feira (6) devido à presença de fortes odores na cabine.


Imagem Foto:Reprodução


De acordo com o jornal Observador, o avião já havia cruzado a fronteira com a Espanha quando o episódio ocorreu. A intensidade do cheiro causou desconforto aos passageiros e à tripulação, levando à decisão de interromper o trajeto e regressar ao ponto de origem.



O site especializado FlightRadar24, que monitora trajetos de voos comerciais, mostrou que a rota da aeronave foi alterada pouco tempo após a decolagem, confirmando o retorno antecipado.


Em nota divulgada ao Observador, a TAP afirmou que a ocorrência se enquadra nos chamados “eventos de qualidade do ar na cabine”. Esses eventos, apesar de raros, já são conhecidos por fabricantes e operadores da aviação comercial. A classificação abrange situações com presença de odores, fumaças ou vapores dentro da aeronave.


A companhia informou ainda que diversas substâncias podem ser responsáveis por cheiros anormais durante o voo, como óleo de motor, fluidos hidráulicos, combustível, produtos de limpeza, falhas elétricas, alimentos e até itens transportados por passageiros.



Mesmo diante do problema, a TAP garantiu que a aterrissagem foi realizada em segurança e que todos os passageiros foram encaminhados para outra aeronave, seguindo viagem sem qualquer ferimento ou maior transtorno.



As medidas tomadas visaram preservar o bem-estar de todos a bordo, segundo destacou a companhia.


Destaques