Bolsonaro comenta sobre possibilidade de moeda única para América do Sul

A moeda seria implantada inicialmente no Brasil e na Argentina

Por Plox

07/06/2019 14h52 - Atualizado há mais de 5 anos

Em seu retorno da viagem oficial à Argentina, nesta sexta-feira, 7 de junho, o presidente Jair Bolsonaro (PSL)  falou sobre a possibilidade de o governo criar uma moeda única para todo o âmbito da América do Sul. A moeda seria implantada inicialmente no Brasil e na Argentina. Depois, a ideia seria ampliar para outros países, caso eles demonstrem interesse.

Bolsonaro

Bolsonaro falou sobre a possibilidade de moeda unificada - Foto: Marcos Corrêa/Presidência/Agência Brasil


Em rápida conversa com jornalistas, Bolsonaro adiantou que Paulo Guedes teve uma reunião com empresários argentinos a respeito do tema. "Uma família começa com duas pessoas. A ideia foi lançada na Argentina. O que ouvi o Paulo Guedes dizer é que ele gostaria que outros países se preocupassem com isso e quem sabe fazer uma moeda única aqui na América do Sul". 

A moeda, no caso, seria batizada de peso real. “Esse foi o primeiro passo para o sonho de uma moeda única. Como aconteceu o euro lá atrás, pode acontecer o peso real aqui. Meu forte não é economia, mas acreditamos no feeling, na bagagem, no conhecimento e no patriotismo do [ministro da Economia] Paulo Guedes nessa questão também”, declarou. Guedes falou sobre a ideia de unificação das moedas e disse que esta é uma ideia inicial, e que deve haver uma “convergência de políticas [entre os países] antes de tudo isso”. 

O Banco Central informou por meio de um esclarecimento em sua página, que "não tem projetos ou estudos em andamento para uma união monetária com a Argentina. Há tão somente, como é natural na relação entre parceiros, diálogos sobre estabilidade macroeconômica, bem como debates acerca de redução de riscos e vulnerabilidades e fortalecimento institucional".

Atualizada às 16h11

Destaques