Irah Caldeira lança novo single “Essa Saudade”

A nova música marca o início do projeto de comemoração aos seus 20 anos de carreira

Por Plox

07/06/2019 09h40 - Atualizado há quase 5 anos

Irah Caldeira, uma mineira/pernambucana, comemora duas décadas de um trabalho totalmente voltado para a cultura popular brasileira. Com dois DVD's e 15 CDs gravados, conquistou o respeito da crítica por aliar autenticidade e técnica.

Reconhecida pelo comprometimento em seus projetos, a artista desponta mais uma iniciativa.
 

Irah caldeira

Para marcar esses 20 anos de carreira a cantora  apresenta o novo single “Essa Saudade” e promete um espetáculo especial de comemoração. A música já está disponível em todas as plataformas digitais e o clipe está disponível no youtube e redes sociais. A artista está feliz por mais um trabalho e diz que a música é realmente especial.

irah caldeira

“É uma letra querida. Eu me apaixonei por ela desde a primeira vez que ouvi. Acho que ela é parte da história de todo mundo e quando a gente canta, acaba criando uma intimidade com as pessoas. É como se eu as conhecessem e tivesse falando da vida delas”, comentou.

O novo single foi lançado em maio e já caiu na graça dos fãs. “Me apaixonei por essa música e na sua voz ficou perfeita”, disparou uma seguidora nas redes sociais. “Sonhava tanto com essa música! Não poderia ser em outra voz, senão a de Irah Caldeira” completou outro seguidor.

A canção é de Marquinhos da Serrinha um grande poeta da região do Pajeú. O arranjo ficou na responsabilidade de Luizinho de Serra artista já possui parceria de longas datas com a artista. O clipe foi dirigido por Junior Teles, publicitário e músico, e partiu dele a sugestão de gravar no Jardim do Baobá, localizado às margens do Rio Capibaribe, no Centro do Recife. “Estou muito contente com o trabalho de toda equipe e especialmente com o resultado do nosso trabalho”, concluiu Irah.

 

Um pouco mais sobre Irah Caldeira

 

A Música Popular Brasileira lista vários casos de artistas nordestinos que migraram para o Sudeste e aqui se tornaram sucesso.

Mas esta cantora determinada e destemida voou contra o vento. O fato de cantar como um rouxinol, certamente lhe deu asas, não como as asas de Ícaro, que se derreteriam ao se aproximar do calor da Caatinga, mas como as asas de Fenix, dispostas a renascer a cada manhã, se assim necessário for.
 
Essa mineira de Timóteo foi para Pernambuco, onde se tornou sucesso e faz história no Nordeste. Irah Caldeira, em passagem pela região, já esteve no PLOX e nos contou um pouco de sua "escalada".

irah caldeira jornal

Irah Caldeira gravou vários CDs, alguns deles com participação de artistas muito conhecidos.

irah no G1

O cantor, compositor e instrumentista, Dominguinhos, é um dos que participaram das gravações de nossa cantora. Elba Ramalho também cantou em um dos CDs da artista timotense.

elba ramalho

Outros nomes consagrados da música Nordestina também já dividiram o palco com Irah. Muitos deles “vieram pra ficar, e se tornaram amigos”, contou.

Irah Caldeira canta forró. Ela enaltece o estilo, popularizado por Luiz Gonzaga. “O forró tem uma linguagem que independe do tempo. Canções gravadas há cinquenta anos ainda se mantêm atuais, são contemporâneas”, destaca.

O reconhecimento da artista nas terras nordestinas veio de várias formas. Além do carinho de seu público, parte dele organizado em Fãs Clube, a cantora também recebeu algumas honrarias oficiais.
Irah Caldeira foi condecorada cidadã honorária do estado do Pernambuco. Também recebeu a mesma homenagem da cidade do Recife, a capital. Algumas cidades do interior também lhe renderam a mesma insígnia.

A “nordestinidade”, contida nos jeitos, trejeitos e no canto de Irah Caldeira, certamente lhe renderão outro título: o de a mineira mais nordestina do Brasil.

 

Irah Caldeira Vale do Aco

Ela canta forró tal como e ao lado das maiores estrelas do gênero e se tornou uma delas. Irah “alumia o brio dos zoi de muitos cabra". O motivo da atenção ora se divide entre a voz marcante, a beleza matuta e o corpão, mantido sob cuidadosa dieta e treinamento que, em meio às correrias da carreira, arrumou tempo e se formou na Faculdade de Educação Física.

Mas, um dos principais sucessos de Irah remanesce de sua infância. Das pracinhas, ruas e quintais de Timóteo onde, com irmãs, primos e amigos da rua, cantarolava “Gosto de você assim como você é. Pode me amar assim como você quer. Quero ter você e não quero saber. Se assim não fosse, como poderia ser”, trecho da canção. O tema sonorizou a novela O Profeta, da extinta Rede Tupi de Televisão.

Clique para ouvir Quero Ter Você

 

 

irah caldeira

É, a menina buscou longe. Pôs mais do que sua voz. Colocou sua emocionalidade e sua mineiridade, expressas no sorriso e no olhar de quem busca respostas lá longe, por detrás das montanhas, que emblematicamente cercam as memórias da sua Minas Gerais.

 

Destaques