Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

"Governo anuncia medicamentos gratuitos para beneficiários do Bolsa Família e populações indígenas"

A inclusão desses grupos sociais aumentará significativamente a assistência farmacêutica no país, estendendo a abrangência para cerca de 55 milhões de brasileiros.

07/06/2023 às 15:40 por Redação Plox

Em um movimento histórico de expansão do acesso à saúde pública, o governo brasileiro revitalizou o Programa Farmácia Popular, anunciando agora a inclusão de beneficiários do Bolsa Família e populações indígenas. Esta nova fase do programa permitirá que beneficiários do Bolsa Família possam retirar, sem custos, aproximadamente 40 tipos de medicamentos nas unidades do programa.

A inclusão desses grupos sociais aumentará significativamente a assistência farmacêutica no país, estendendo a abrangência para cerca de 55 milhões de brasileiros. Adicionalmente, o governo planeja ampliar a presença do programa em municípios com maiores índices de vulnerabilidade, abrindo novas unidades de credenciamento.

(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press

A cerimônia de lançamento ocorreu na cidade de Recife, em Pernambuco, com a presença notável da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e outras autoridades. Segundo informações do evento, espera-se que até o final de 2023, 93% do território nacional esteja abrangido pelo programa.

Um marco deste novo modelo do Farmácia Popular é o foco na saúde da mulher, com a disponibilização gratuita de medicamentos para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. Anteriormente, esses medicamentos podiam ser adquiridos com um desconto de 50%, porém, a partir de agora, estão disponíveis gratuitamente.

Uma novidade é a estratégia para facilitar o acesso de comunidades indígenas aos medicamentos, sem a exigência de CPF para retirada dos remédios. Um projeto piloto será implementado na Terra Indígena Yanomami, fornecendo gratuitamente os medicamentos para esta população.

Além das novidades citadas, o programa Farmácia Popular continuará a ofertar remédios para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas com descontos de até 90%.

Além disso, em resposta às críticas e denúncias de fragilidade do programa no passado, o governo assegurou que irá intensificar a fiscalização e o controle do benefício.

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, estiveram presentes no lançamento do programa, reforçando o compromisso do governo com a saúde pública do país.

Compartilhar a notícia

Veja também
Juiz que libertou réu com 86 crimes é casado com Marcia Tiburi
POLíTICA

Juiz que libertou réu com 86 crimes é casado com Marcia Tiburi

Decisão que soltou jovem com extensa ficha criminal gera polêmica e levanta questionamentos sobre atuação de magistrado com histórico político

 Foto: José Cruz/Agência Brasil
POLíTICA

TSE atualiza normas eleitorais para enfrentar desinformação nas Eleições 2024

Novas regras permitem uso de IA em propagandas, desde que não divulguem conteúdos falsos ou manipulados

STF entra na fase final do julgamento de Bolsonaro e aliados
POLíTICA

STF entra na fase final do julgamento de Bolsonaro e aliados

Decisão sobre ex-presidente e sete aliados deve sair em setembro; relator Moraes é alvo de sanção dos EUA sob Lei Magnitsky

Cleitinho afirma que governará com humanidade e não com letramento em Minas Gerais
POLíTICA

Cleitinho afirma que governará com humanidade e não com letramento em Minas Gerais

Senador, pré-candidato ao governo de Minas, destaca a importância de focar nas necessidades do estado e reafirma compromisso com o povo

para você
EMPREGO

Crea-MG abre novo concurso público com salário de até R$ 12 mil

O exame será aplicado em Belo Horizonte, Montes Claros, Patos de Minas, Uberlândia, Divinópolis, Varginha, Pouso Alegre, Juiz de Fora, Ipatinga e Governador Valadares para a vaga de fiscal, e somente em Belo Horizonte para as demais vagas

GERAL

Recorde mundial: porca mineira dá à luz 45 porquinhos em um único parto

Fenômeno na suinocultura ocorre em Minas Gerais, superando a marca anterior de 41 leitões registrada em Santa Catarina.

prefeitura timoteo 2 - divulgação.jpg
EMPREGO

Prefeitura de Timóteo abre inscrição para processo seletivo de estagiários

Não haverá pagamento de taxa de inscrição e o resultado final será divulgado no dia 17 de agosto no site da Prefeitura

LAZER

Show musical, exposição e sessão de cinema gratuita na Fundação Aperam

Programação cultural é aberta à comunidade; ingressos gratuitos podem ser retirados na recepção da Fundação Aperam