Vale do Aço tem Dia D de vacinação contra a poliomielite neste sábado

Em Minas Gerais, a cobertura vacinal contra a poliomielite está abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de, no mínimo, 95% do público

Por Plox

07/06/2024 15h06 - Atualizado há 3 meses

As quatro cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço promovem neste sábado (08) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de cinco anos. Em Minas Gerais, a cobertura vacinal contra a poliomielite está abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de, no mínimo, 95% do público. Acompanhe na Live os horários de vacinação em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Ipatinga.


A poliomielite é uma doença altamente infecciosa, causada pelo poliovírus, que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total em questão de horas. A Campanha Nacional contra a poliomielite vai até 14/6, período em que crianças de 1 a 4 anos de idade deverão ser vacinadas, mesmo se já tiverem recebido o imunizante anteriormente. Já para as crianças de até 1 ano, a recomendação é avaliar a necessidade de acordo com a situação da caderneta de vacinação. Segundo O Ministério da Saúde, a cobertura vacinal desse imunizante em Minas Gerais, em 2023, foi de 87,88% em menores de 1 ano, e de 81,58% em crianças a partir de 1 ano de idade. Já em 2024, no período de janeiro a março, foi de 88,39%, em crianças menores de 1 ano de idade, e de 81,97%, em crianças a partir de 1 ano de idade. 
 

Foto: Divulgação / PMI

 

Dia D em Ipatinga
A vacinação em Ipatinga está programada para o período de 8h às 16h e acontecerá em todas as unidades de saúde.
De acordo com o secretário de Saúde de Ipatinga, Walisson Medeiros, a vacinação tem como objetivo proteger as crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias contra a poliomielite. Ele ressalta a importância desta campanha para manter a pólio longe dos nossos pequenos - uma vez que o último caso registrado foi em 1989 - e também para a atualização do esquema vacinal das crianças que, por algum motivo, se encontram com a carteirinha de vacinação incompleta.
“É muito importante que os pais e responsáveis levem as crianças para serem vacinadas com a carteirinha, para que os servidores da Saúde verifiquem a necessidade de atualização vacinal”, ressaltou.
Vacina contra a gripe em Ipatinga
Também no sábado, a vacina contra a gripe estará disponível nas UBS’s para toda a população a partir dos seis meses de vida. A Secretaria de Saúde ressalta que, apesar de todo o empenho do governo municipal para chamar atenção quanto à necessidade, até o momento um contingente de apenas 47% dos grupos prioritários recebeu a imunização, número bem abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.
 

Dia D em Timóteo
A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, promoverá o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra Poliomielite no próximo sábado (08), nas unidades básicas de saúde com sala de vacinação. Dez UBS e o Centro de Saúde João Otávio, no bairro Olaria, funcionarão no horário de 9h às 15h no “Dia D”. A vacina é a única forma de prevenção contra a poliomielite.  Em Timóteo, a meta é vacinar 95% do público-alvo estimado em 4617 crianças.
As UBS que participarão da campanha são:  Ana Rita, Primavera, João XXIII, Timotinho, Novo Tempo, Ana Moura, Cachoeira do Vale, Alegre, Limoeiro e Macuco, além do Centro de Saúde João Otávio.
No “Dia D”, para as crianças menores de 1 ano, o cartão será verificado e, se desatualizado, serão vacinadas. Já as crianças de 1 a 4 anos, receberão uma dose da gotinha do imunizante.  Os pais e/ou responsáveis devem levar o documento de identidade e o cartão de vacina dos filhos.
 

Dia D em Santana do Paraíso
A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Paraíso fará o Dia D de imunização em todas as unidades de saúde do município no próximo sábado (8), das 8h às 15:30.
“Pais e responsáveis, não deixem para depois. Levem suas crianças, junto com o cartão de vacinação e documento de identidade, até uma unidade básica de saúde para vaciná-las”, salientou a Secretária Municipal de Saúde de Santana do Paraíso, Cida Acipreste. Vale ressaltar que esta é a última campanha de vacinação com a gotinha. A partir do segundo semestre, os reforços serão aplicados por injeção.
O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989. Em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).

 

Dia D em Coronel Fabriciano
Em Coronel Fabriciano, a vacinação será das 12h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde.

 

Transmissão da poliomielite
O vírus da poliomielite é transmitido de pessoa para pessoa, principalmente por meio da via fecal-oral ou, menos frequentemente, por um veículo comum (por exemplo, água ou alimentos contaminados) e multiplica-se no intestino.
O último caso de poliomielite no Brasil foi em 1989, e o país foi certificado livre do poliovírus selvagem em 1994. No entanto, em 2023, foi classificado como de alto risco para reintrodução do vírus e por isso, a vacinação é crucial.

Foto: Divulgação PMT


 

Destaques