Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Ação do MPF exige correção em CRLVs de veículos de carga em Minas Gerais

Ação pede padronização imediata das informações técnicas nos documentos de veículos de carga e cita riscos à segurança viária

07/06/2025 às 14:05 por Redação Plox

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma Ação Civil Pública com o objetivo de padronizar as informações técnicas que constam no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) para caminhões e veículos de carga em Minas Gerais.


Imagem Foto: Nilson Bastian/CD Fonte: Agência Senado

A iniciativa foi motivada por uma representação feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), após constatações de divergências significativas entre os dados contidos nos documentos e as reais condições dos veículos fiscalizados. Em uma amostragem de 26 licenciamentos analisados, 20 apresentaram falhas nos registros.


Entre os dados inconsistentes, estão a Capacidade Máxima de Tração (CMT), o Peso Bruto Total (PBT) e a Capacidade de Carga Útil (CCU), elementos essenciais para garantir a segurança do transporte e a integridade das rodovias.


De acordo com o MPF, essas irregularidades podem configurar fraudes e também gerar impactos ambientais. A ausência de padronização coloca em risco a segurança dos usuários das vias e dificulta o controle eficiente do transporte de cargas.


O procurador da República Cléber Eustáquio Neves, responsável pela ação, destacou a urgência de adoção de medidas preventivas. Para ele, a confiabilidade das informações constantes nos CRLVs é essencial para garantir previsibilidade e segurança no trânsito, principalmente no transporte de cargas que exijam respeito aos limites técnicos dos veículos.


A ação solicita à União que adote, no prazo de até 60 dias, uma série de providências, incluindo a publicação de normas para padronização das informações técnicas nos CRLVs, a definição de um órgão responsável pela coleta e atualização desses dados, além da obrigação de fabricantes e modificadores de veículos informarem quaisquer alterações em até 10 dias.


Além disso, o MPF reforça a necessidade de corrigir documentos com informações divergentes, conforme prevê a Resolução nº 882/21 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta o registro e licenciamento de veículos no país.


A normativa exige que os dados referentes a características técnicas dos veículos de carga estejam corretamente refletidos no CRLV, permitindo o controle de peso e contribuindo para a prevenção de acidentes causados por sobrecarga ou inadequações estruturais.


Compartilhar a notícia

Veja também
GERAL

Polícia Militar de Minas Gerais inicia Operação "Curupira" para proteger o Meio Ambiente

Ação ocorre durante a Semana Nacional do Meio Ambiente e conta com a participação de vários órgãos de proteção ambiental

GERAL

Acidente em Ipatinga envolve ambulância do SAMU e resulta em mulher ferida

Colisão múltipla na Avenida Brasil deixa uma mulher ferida e condutor detido

Foto: Reprodução Internet
GERAL

20 de abril: 15 anos da trágica aventura do "Padre do Balão"

Adelir sonhava em ficar 20 horas no ar para superar o recorde de dois americanos que haviam voado por 19 horas usando balões de gás hélio

GERAL

Funcionário terceirizado morre em acidente na mina da Anglo American em MG

Operações foram paralisadas após o acidente; empresa investiga as causas

para você
sasas
SAúDE

Os Efeitos da Eliminação da Cafeína no Organismo

Reduzir o consumo de cafeína pode levar a benefícios significativos para a saúde e o bem-estar

blob.html
POLíTICA

Acompanhe ao vivo: Dr. Dionísio, candidato de Fabriciano, está no Plox

O Plox continua hoje uma série de entrevistas ao vivo com os candidatos a prefeito de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo

Brasil contrata navios para abrigar visitantes da COP30 em Belém
LAZER

Brasil contrata navios para abrigar visitantes da COP30 em Belém

Embarcações de cruzeiro vão oferecer até 6 mil leitos durante o maior evento climático do mundo, com prioridade inicial para 98 países em desenvolvimento

Adolescente autista sofre racismo em escola de Maricá e caso impulsiona projeto de lei na Alerj
EDUCAçãO

Adolescente autista sofre racismo em escola de Maricá e caso impulsiona projeto de lei na Alerj

Proposta legislativa busca instituir protocolo antirracista e de combate à intolerância religiosa nas instituições de ensino do RJ