Aos 64 anos, homem move ação para reconhecer Chico Buarque como pai
Morador do Rio de Janeiro afirma ter recebido revelação da mãe antes de sua morte; caso foi encaminhado à Vara de Família
Por Plox
07/06/2025 16h55 - Atualizado há 3 meses
Um morador da zona oeste do Rio de Janeiro decidiu buscar na Justiça o reconhecimento de sua suposta paternidade. Aos 64 anos, o homem, residente em Barra de Guaratiba, ingressou com uma ação judicial contra o renomado cantor e compositor Chico Buarque, de 80 anos, alegando que o artista seria seu pai biológico.

Segundo os documentos do processo, o homem revelou ter ouvido de sua mãe, pouco antes de sua morte, que Chico Buarque seria seu verdadeiro pai. Ela teria guardado o segredo por décadas, por temer repressões e o descrédito de sua versão. A informação foi divulgada pela coluna de Ancelmo Góis, no jornal O Globo.
O processo judicial teve início na Vara de Registros Públicos, pois tratava da retificação no registro civil do autor da ação. No entanto, por envolver vínculo de filiação, o caso foi redirecionado para uma Vara de Família, onde seguirá em tramitação.
A suposta relação entre o cantor e a mãe do autor do processo teria ocorrido quando Chico Buarque ainda era adolescente, com cerca de 16 anos de idade. Até o momento, não houve pronunciamento oficial por parte do cantor sobre o caso.
Recentemente, Chico Buarque passou por um procedimento cirúrgico para aliviar a pressão intracraniana. A cirurgia ocorreu na última terça-feira, com alta hospitalar concedida na quinta-feira seguinte.