Frente fria derruba temperaturas em MG e outros estados neste domingo

Nova massa de ar polar atinge o Brasil e provoca sensação generalizada de frio no Centro-Sul; em MG, mínima pode chegar a 10°C

Por Plox

07/06/2025 10h15 - Atualizado há 2 dias

O frio deve voltar a ganhar força em boa parte do Brasil a partir deste domingo (8), com a chegada de uma nova massa de ar polar, conforme aponta o Climatempo.


Imagem Foto: Pixabay


Em Minas Gerais, os termômetros podem marcar mínima de até 10°C em algumas cidades, com o tempo variando entre nublado e parcialmente nublado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áreas como Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata devem registrar céu nublado com possibilidade de chuva isolada, enquanto o Sul e o Sudoeste podem ter céu parcialmente nublado também com chance de precipitações leves.



Na capital mineira, Belo Horizonte, a Defesa Civil Municipal informou que a temperatura mínima registrada neste sábado (7) foi de 15,5 °C, enquanto a máxima prevista é de 27 °C. A umidade relativa do ar pode chegar a 45% no período da tarde.


Abaixo, confira os registros de temperatura mínima por região da capital:


- Oeste: 15,5 °C, com sensação térmica de 6,5 °C, às 6h;


- Centro-Sul: 16,2 °C, às 3h50;


- Pampulha: 16,6 °C, com sensação térmica de 18,4 °C, às 6h;


- Venda Nova: 17,3 °C, às 6h10;


- Barreiro: 18,1 °C, às 5h30.



As áreas em azul no mapa de anomalia de temperatura mínima indicam o maior impacto do resfriamento, atingindo regiões como Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nessas localidades, as temperaturas mínimas podem ficar até 5 °C abaixo da média histórica para o mês de junho, que já costuma ser baixa.


Apesar de o fenômeno não apresentar a mesma intensidade da frente fria registrada em maio, ele é considerado tão abrangente quanto. Na ocasião anterior, as temperaturas mínimas chegaram a ficar abaixo dos 5 °C em diversas cidades brasileiras.



Agora, com uma nova frente se formando, o clima reforça a sensação de um inverno antecipado no país, principalmente no Centro-Sul, onde a sensação de frio será mais generalizada ao longo da próxima semana.


Destaques