Usiminas revitaliza cinturão verde em Ipatinga

07/07/2020 12:44

Nessa fase, estão sendo plantadas novas árvores já adultas, com altura entre quatro e cinco metros

A Usiminas inicia nesta semana uma nova etapa no processo de revitalização do cinturão verde da Usina de Ipatinga. Nessa fase, estão sendo plantadas novas árvores já adultas, com altura entre quatro e cinco metros. As plantas foram adquiridas pela empresa junto a produtores especializados e, diferente das mudas, já auxiliam na proteção contra a dispersão de emissões atmosféricas e ruídos, pouco tempo depois de plantadas.

Cinturão verde 5Foto: Divulgação Usiminas
 

No total, a empresa planeja plantar cerca de 400 novas árvores em pontos estratégicos ao redor da Usina. Para permitir que as plantas se adaptem ao novo local do plantio, elas são preparadas previamente e a maior parte das folhas e pequenos galhos são retirados. “Isso é necessário para que a planta possa concentrar os nutrientes no processo de enraizamento no solo. Depois que a árvore se fixa com segurança, ela começa a renovar os galhos e folhas e uma nova copa se forma”, explica Julimar Cosme Silva, gerente responsável pelo processo na Usiminas.

Cinturão verde 1Foto: Divulgação Usiminas
 

O gerente destaca, ainda, que, apesar de já serem considerados adultas, as novas árvores plantadas devem crescer ainda mais, podendo até ultrapassar os 10 metros de altura. O tamanho definitivo de cada uma é definido no planejamento do manejo do cinturão para que cada árvore fique no tamanho ideal para compor a barreira de proteção. Esse processo leva cerca de dois anos, cinco a menos que o necessário para uma muda jovem chegar ao mesmo patamar.

Cinturão verde 4Foto: Divulgação Usiminas
 

 

O cinturão verde da Usina de Ipatinga começou a ser plantado ainda nos primeiros anos de construção e operação da planta. Atualmente, ele ocupa uma área de 377 hectares, contribuindo para a arborização urbana e para o conforto visual e térmico da cidade de Ipatinga.