Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Santana do Paraíso realiza terceiro LIRAa de 2022

Município está em médio riso de infestação pelo Aedes Aegypti; índices apresentaram redução

07/07/2022 às 17:45 por Redação Plox

A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, por meio da Secretaria de Saúde, realizou entre os dias 20 e 24 de junho o terceiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) de 2022. No mês de junho, o Índice Predial, que representa o número de imóveis em que foram encontrados focos do mosquito, ficou em 1,9%, e o Índice Breteau, que é o número de recipientes com focos, ficou 2,2%. O resultado coloca o município em médio risco de infestação e ficou abaixo do registrado em abril (2,3% e 3,2%, respectivamente).

A cidade possui quatro extratos. Extrato um: Centro, São José, Veraneio, Josefino, São Francisco, Residencial Paraíso, que ficaram com índice de 2,2%. Extrato dois: Industrial. AABB, Residencial Bethânia, com índice de 1,7%. Extrato três: Águas claras, Bom Pastor, Cidade Verde, Jardim Vitória, Parque Caravelas, com 1,6%. Extrato quatro: Cidade Nova, Parque Veneza, Chácaras do Vale, com 2%. 

Foto: Divulgação / PMSP

 

Ainda de acordo com o LIRAa, a maioria dos depósitos encontrados foi do tipo B, que estão dentro das casas dos moradores, tais como: água de galinha e cachorro, vasinhos de plantas, pingadeiras, baldes com água, brinquedo no quintal, calhas, recipientes de desgelo, latas, casca de ovo, tampinhas de garrafa, sacolas, etc. O ovo do mosquito sobrevive por um ano em recipiente seco. Uma única fêmea produz de 60 a 120 ovos em cada ciclo reprodutivo e pode ter mais de três ciclos durante sua vida. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana. 

A administração municipal pede colaboração aos moradores em receber os agentes de Endemias, que passam a cada 60 dias nas casas, e tirar 10 minutos por dia para averiguar os quintais. “Não adianta os agentes passarem e fazerem seus trabalhos de remoção e orientar a população se o morador não fizer seu trabalho que é cuidar de seu quintal. Estamos num período seco, sem chuvas, mesmo assim continuamos encontrando focos e a maioria está nos quintais”, afirmou a supervisora geral de Endemias, Maria Aparecida de Sousa Rocha. 

Foi realizado também o Levantamento de Índice do Aedes Aegypti (LIAa), que é feito em bairros com características rurais e distantes, tais como: bairro Ipaba do Paraíso que ficou em 0,8%, bairro Chácaras Paraíso que ficou em 2,22%, e Distrito Industrial, com 2,7%. Apenas a localidade de Bom Sucesso não apresentou positividade para o Aedes Aegypt.  

Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
GERAL

Brasil sai do top 10 de exércitos mais poderosos do mundo em 2023

Itália e Turquia ultrapassam e colocam Brasil na 12ª posição do ranking da Global Firepower

Artista de Ipatinga faz residência artística em Berlim
GERAL

Artista de Ipatinga faz residência artística em Berlim

Artista de Ipatinga retoma parceria internacional histórica com coreógrafo da Open Scene Cia. de Dança na Alemanha

GERAL

Leite de soja Ades some das prateleiras, mas fabricante garante retorno em breve

Após sumiço em supermercados, a Coca-Cola esclarece a interrupção temporária na distribuição do Ades, popular opção de leite vegetal.

petro
GERAL

Número de mortes em Petrópolis chega a 197

Previsão para hoje é de novas pancadas de chuva na cidade

para você
sisu
EDUCAçãO

Sisu abre inscrições para a primeira edição de 2022

Interessados podem se inscrever até as 23h59 do dia 18

Azeredo, Aécio, Anastasia e Pimentel assinam carta conjunta contra Zema por liberar Palácio da Liberdade
POLíTICA

Azeredo, Aécio, Anastasia e Pimentel assinam carta conjunta contra Zema por liberar Palácio da Liberdade

Ex-governadores de Minas criticam decisão que autoriza uso do Palácio da Liberdade para eventos privados, alegando desrespeito à sua função histórica

melo-viana-acidente.jpg
POLíCIA

Motociclista tem fratura exposta após acidente em Fabriciano

Enem
EDUCAçãO

Enem 2023: Inep divulga edital e datas das provas; saiba como se inscrever

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União, as inscrições poderão ser realizadas entre os dias 5 e 16 de junho no site do Inep