Foragido da Justiça de Ipatinga é preso nos EUA e será deportado nos próximos meses

O Promotor de Justiça Jonas Monteiro enxerga essa prisão com bons olhos e que demonstra a capacidade das autoridades brasileiras

Por Plox

07/07/2023 10h47 - Atualizado há cerca de 2 anos

No dia 27 de junho, o mineiro Jander Carlos Jerônimo, foragido da Justiça de Ipatinga, no Vale do Aço, foi preso pela polícia migratória americana – ICE (Immigration and Customs Enforcement) nos Estados Unidos, na cidade da Filadélfia, Estado da Pensilvânia.

A prisão foi comunicada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A prisão foi efetuada em decorrência de Difusão Vermelha requerida pelos Promotores de Justiça Samuel Saraiva Cavalcante e Jonas Junio Linhares Costa Monteiro e decretada pelo Juiz da 1ª Vara Criminal de Ipatinga, José Maria Moraes Pataro.

O sentenciado deverá, nos próximos meses, ser deportado para o Brasil para cumprir as penas determinadas pela Justiça brasileira Foto: Governo Federal/Divulgação.

 

Jander foi condenado a nove anos de reclusão pela Comarca de Ipatinga pelos crimes de tráfico de drogas e de associação para o tráfico de drogas (artigos 33 e 35 da Lei 11343/2006). 

A Delegada Federal Fatima Zulmira Rodrigues Bassalo (Representante da Interpol em Minas Gerais) participou da operação. 

Segundo o comunicado do órgão público, “O sentenciado deverá, nos próximos meses, ser deportado para o Brasil para cumprir as penas determinadas pela Justiça brasileira”. 

O Promotor de Justiça Jonas Monteiro enxerga essa prisão com bons olhos e que demonstra a capacidade das autoridades brasileiras.

“Essa prisão representa uma grande vitória no combate à impunidade e na repressão às organizações criminosas de tráfico, demonstrando que as autoridades brasileiras são capazes de estabelecer parcerias com as autoridades de quaisquer países a fim de buscar a aplicação da Justiça”. Disse.


 

Destaques