FSFX focará em educação básica e cursos técnicos; faculdade de enfermagem será encerrada
Os alunos serão transferidos para o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), que atua há 54 anos na região e que segundo a instituição, “mantém o padrão de ensino estabelecido pela FACSFX”
Por Matheus Valadares
07/07/2023 08h36 - Atualizado há quase 2 anos
A Fundação Educacional São Francisco Xavier (FESFX) anunciou que irá concluir as atividades da Faculdade São Francisco Xavier (FACSFX), instituição dedicada ao ensino de enfermagem, a partir do segundo semestre de 2023. A informação foi confirmada via nota oficial enviada à imprensa na manhã desta sexta-feira (7).
Conforme a nota, o encerramento ocorre após uma análise estratégica realizada pela FESFX, que levou em consideração fatores de viabilidade, mercado e regulamentação. A Fundação optou por redirecionar seus esforços para a Educação Básica e Cursos Técnicos, eliminando, assim, o ensino superior de seu portfólio educacional.
Garantia de transição segura para estudantes
A FESFX afirma estar conduzindo todo o processo de descontinuidade de forma cuidadosa e transparente. A principal preocupação da instituição é preservar os interesses dos estudantes durante essa transição.
Os alunos serão transferidos para o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), que atua há 54 anos na região e que segundo a instituição, “mantém o padrão de ensino estabelecido pela FACSFX”.
"A transferência assistida recebe a chancela do MEC, o que significa que a instituição de destino cumpre os critérios exigidos pelo órgão regulador em relação à qualidade acadêmica, estrutura curricular e reconhecimento de créditos", garante a FESFX. Este processo tem como objetivo permitir que os alunos continuem seus estudos de maneira adequada na nova instituição. As aulas no Unileste terão início em 25 de julho.
Agradecimentos e legado deixado
A Fundação Educacional São Francisco Xavier expressou sua gratidão aos alunos, professores e funcionários administrativos pela dedicação à instituição ao longo desses três anos. Segundo a FESFX, o envolvimento e a confiança depositados na faculdade possibilitaram que os alunos tivessem uma jornada educacional de alta qualidade.
Veja nota na íntegra
“Após três anos à frente da administração da Faculdade de Enfermagem, a Fundação Educacional São Francisco Xavier (FESFX) comunica a descontinuidade da operação da Faculdade São Francisco Xavier (FACSFX), a partir do segundo semestre letivo de 2023. Neste período, a Faculdade contribuiu para aprimorar a qualidade de ensino na região, estabelecendo um padrão que é referência na área educacional e qualificação na área da saúde.
Após uma análise estratégica abrangente, levando em consideração aspectos de viabilidade, mercado e regulamentação, a Fundação Educacional São Francisco Xavier decidiu intensificar seus esforços na área da Educação Básica e Cursos Técnicos. Nesse sentido, o ensino superior deixa de existir no portfólio educacional do grupo.
Todo o processo para descontinuidade está sendo conduzido de forma cuidadosa, transparente, preservando os interesses dos estudantes. A transição dos alunos será por meio da transferência assistida para o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – Unileste, que atua há 54 anos na região e mantém o padrão de ensino da FACSFX.
A transferência assistida recebe a chancela do MEC, o que significa que a instituição de destino cumpre os critérios exigidos pelo órgão regulador em relação à qualidade acadêmica, estrutura curricular e reconhecimento de créditos, possibilitando aos alunos a continuidade dos estudos de forma adequada na nova faculdade. As aulas no Unileste terão início no próximo dia 25 de julho.
A FESFX agradece aos alunos, professores e funcionários administrativos por toda a dedicação dirigida à Instituição ao longo desses três anos. O envolvimento e confiança depositados à faculdade permitiram que os alunos tivessem uma jornada educacional de qualidade”.