Trecho BH-Governador Valadares na BR-381 terá cinco praças de pedágio
Detalhes sobre a concessão e tarifas de pedágio na BR-381
Por Plox
07/07/2023 22h53 - Atualizado há quase 2 anos
A nova tarifa de pedágio na BR-381, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, promete alterar a rotina dos motoristas que utilizam essa via regularmente. A previsão é de que a partir de 2025 a viagem pelos 304 quilômetros da rodovia possa ter um custo extra entre R$ 55 e R$ 80, devido à implementação de cinco praças de pedágio no trecho, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O edital para a concessão dessa rodovia à iniciativa privada foi publicado em 7 de julho de 2023, com o leilão planejado para ocorrer em novembro do mesmo ano.

Detalhes sobre a concessão e tarifas de pedágio na BR-381
Os pedágios estarão localizados em cinco cidades ao longo do percurso: Caeté, João Monlevade, Jaraguáçu, Belo Oriente e Governador Valadares. De acordo com informações apuradas, o valor estimado do pedágio deve variar de R$ 11 a R$ 16. Segundo o diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, que compareceu a um evento do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg) em Belo Horizonte, o valor mais alto será aplicado apenas após a duplicação dos trechos de pista. Ainda assim, esses preços são iniciais, pois a escolha da proposta vencedora levará em consideração a oferta da tarifa de pedágio mais baixa.
De acordo com Sampaio, já existem ao menos dois players interessados em participar do leilão, que está marcado para o dia 24 de novembro em São Paulo, na B3.
As expectativas e implicações para os usuários e gestores da 'Rodovia da Morte'
A BR-381, ao longo dos anos, ganhou a triste alcunha de "Rodovia da Morte" devido ao alto índice de acidentes. Luciano Araújo, coordenador do Movimento Nova 381, afirma que o aumento do custo para os usuários não é visto como um problema, pois os benefícios de segurança e conservação da via, sob a nova gestão, superam os custos adicionais.
A expectativa da ANTT é que a concessão da rodovia contribua para a transformação desse cenário. Sampaio revelou que o edital prevê descontos para usuários frequentes e para aqueles que utilizam TAG (sistema de pagamento automático), sendo o valor do pedágio reduzido quanto maior for o uso da rodovia no mês.
Por outro lado, empresas interessadas na concessão da rodovia terão a oportunidade de oferecer descontos na tarifa do pedágio, já que a licitação será vencida pela oferta de menor valor. Marcelo Fonseca, Superintendente de Concessão da Infraestrutura da ANTT, ressaltou que descontos de até 18% sobre a tarifa básica dos pedágios não exigirão um aporte adicional de recursos.
Para Araújo, a prioridade atual é que o leilão tenha sucesso. Ele acredita que a retirada da BR-262 da licitação e a redução do trecho a ser duplicado de 693 km para 304 km tornam o projeto mais atrativo para as empresas, aumentando as chances de êxito do leilão. "O grande objetivo hoje, de toda a sociedade, é fazer com que essa 'Rodovia da Morte' seja a 'Rodovia da Vida' e das oportunidades para todo o leste de Minas Gerais", afirmou Araújo.