Juiz ordena reabertura do Parque Nacional da Serra do Cipó
Servidores denunciam precariedade no atendimento e segurança insuficiente para turistas
Por Plox
07/07/2024 11h27 - Atualizado há 3 meses
A visitação ao Parque Nacional da Serra do Cipó, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, foi retomada neste sábado, 6 de julho, após uma paralisação de cinco dias dos servidores. A reabertura foi anunciada na página oficial do parque, destacando que a retomada das atividades foi determinada por uma decisão judicial.
Servidores em greve
Desde segunda-feira, 1º de julho, os servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Cema) e do Plano Especial de Cargos do Ministério do Meio Ambiente (Pecma) estavam em greve. Durante esse período, apenas serviços essenciais, como combate a incêndios, foram mantidos. Apesar da reabertura para visitantes, os trabalhadores afirmam que a segurança no parque ainda é insuficiente.
Condições precárias
Em comunicado, os servidores ressaltaram: “É importante saberem que, infelizmente, a estrutura do parque ainda permanece em condições precárias de atendimento ao público e de trabalho”. Eles reforçam que a mobilização visa melhorias na carreira, nas condições de trabalho e no atendimento aos visitantes, pedindo apoio ao movimento.
Visitação ao parque
O Parque da Serra do Cipó está aberto à visitação todos os dias, oferecendo atrações como a Cachoeira da Farofa, Capão dos Palmitos, Cânion das Bandeirinhas, Circuito das Lagoas e Mirante do Bem na Portaria Areias, e a Cachoeira Congonhas e Travessão na Base do Alto Palácio.
Horários e limites
- Entrada: 8h às 14h
- Saída: até 17h
- Limite: 150 visitantes por dia, com entrada por ordem de chegada e sem sistema de agendamento prévio.