Lula defende fim da hegemonia do dólar no comércio internacional

Presidente brasileiro propõe uso de moedas locais entre países do Brics e critica imposição do dólar como padrão global

Por Plox

07/07/2025 15h43 - Atualizado há 1 dia

Durante a cúpula do Brics realizada no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a substituição gradual do dólar por moedas locais nas transações comerciais entre os países do bloco.


Imagem Foto: Agência Brasil


Em seu discurso, Lula questionou a imposição histórica do dólar como moeda padrão nas relações internacionais e propôs que cada nação utilize sua própria moeda nas trocas bilaterais.



\"O mundo precisa achar um jeito de que a nossa relação comercial não precise passar pelo dólar. Quando for com os Estados Unidos, ela passa pelo dólar. Mas quando for com a Argentina, com a China, com a Índia, não precisa passar. Quando for com a Europa, discute-se em euro. Ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão. Em que fórum foi determinado?\", indagou o presidente.



Lula enfatizou que a transição deve ser conduzida com responsabilidade e que os bancos centrais dos países envolvidos devem debater o tema. Ele afirmou que esse processo é irreversível e acontecerá gradualmente até se consolidar.



O presidente também comentou sobre a reação de outros países ao fortalecimento do Brics, mencionando que o bloco está \"incomodando\", embora essa não seja sua intenção. A declaração veio após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçar impor uma tarifa adicional de 10% aos países que se alinharem ao Brics.



Além disso, Lula comparou o Brics a uma \"criança em crescimento tentando não repetir o erro dos outros\" e destacou que o grupo busca encontrar soluções para um mundo em desordem.



Durante a cúpula, o presidente brasileiro também se reuniu com autoridades de países como Etiópia, Vietnã, Nigéria, Emirados Árabes Unidos e China. Na parte da tarde, almoçou com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.



A agenda internacional de Lula continuará ao longo da semana, com encontros previstos com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto.



\"O mundo precisa achar um jeito de que a nossa relação comercial não precise passar pelo dólar... Ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão. Em que fórum foi determinado?\"

Destaques