Mineirão começa cadastro facial presencial para jogos com biometria obrigatória

Com exigência em vigor, estádio de BH disponibiliza ponto físico para registro de reconhecimento facial antes da partida entre Cruzeiro e Grêmio

Por Plox

07/07/2025 13h01 - Atualizado há 1 dia

Desde esta segunda-feira (7), o estádio Mineirão, em Belo Horizonte, passou a oferecer atendimento presencial para o cadastramento de biometria facial dos torcedores. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, na Esplanada Norte, mais precisamente na Loja 5 — localizada entre o Restaurante Bolão e a Bike Belô.


Imagem Foto: Reprodução


A medida atende à nova obrigatoriedade nacional, vigente desde 14 de junho de 2025, que determina o uso de reconhecimento facial como única forma de acesso a estádios com capacidade superior a 20 mil pessoas. Essa exigência faz parte da Lei Geral do Esporte, que busca reforçar a segurança e a agilidade nos grandes eventos esportivos.



No Mineirão, o próximo jogo programado é entre Cruzeiro e Grêmio, marcado para domingo (13), às 20h30, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para garantir acesso à partida, os torcedores precisam estar com a biometria facial devidamente registrada.



Desde o dia 25 de junho, a torcida do Cruzeiro já pode realizar o cadastro facial exigido. Com essa mudança, itens como bilhetes impressos, cartões e senhas tradicionais deixam de ser aceitos. A entrada será autorizada exclusivamente por meio do reconhecimento facial, realizado em tempo real pelas câmeras nas catracas dos estádios.


O sistema tem como objetivo principal agilizar o fluxo de torcedores na entrada das arenas, diminuir filas e aumentar o controle de segurança. Embora algumas das principais arenas do país ainda não contem com o sistema em todos os setores, já estão em processo de adequação à nova legislação.


Destaques