Moraes mantém prisão de condenado por tentativa de atentado no aeroporto de Brasília

Alan Diego dos Santos Rodrigues, envolvido em plano para explodir bomba em 2022, terá prisão mantida após decisão de Moraes

Por Plox

07/07/2025 15h55 - Atualizado há 1 dia

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve a prisão de Alan Diego dos Santos Rodrigues, condenado por armar uma bomba no aeroporto de Brasília na véspera de Natal de 2022. A decisão foi assinada na última sexta-feira (4) e divulgada nesta segunda-feira (7).


Imagem Foto: STF


Em maio de 2023, Alan foi condenado a cinco anos e quatro meses de prisão pela Justiça do Distrito Federal, inicialmente em regime fechado, junto com George Washington de Oliveira e Wellington Macedo de Souza. No entanto, no ano seguinte, a pena foi convertida para prisão domiciliar, após decisão da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal.



Uma parte do caso foi remetida ao Supremo Tribunal Federal por ter conexão com os eventos de 8 de janeiro de 2023, e ainda está pendente de julgamento.



No último dia 26 de junho, Moraes determinou a prisão preventiva de Alan e dos outros envolvidos, considerando o risco de fuga ou a prática de novos crimes. A defesa recorreu pedindo a conversão da prisão para medidas cautelares, mas o ministro negou o pedido. Moraes argumentou que as investigações mostraram a participação de Alan na tentativa de atentado, caracterizando um risco evidente à ordem pública se ele permanecesse em liberdade.


Destaques