Lula tem autorização da Justiça para ser transferido para São Paulo

07/08/2019 10:35

A mudança será feita em atendimento à solicitação da Superintendência de Polícia Federal do Paraná

Publicidade

A 12ª Vara Federal de Curitiba autorizou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja transferido para São Paulo para dar andamento ao cumprimento de sua pena.

A juíza Carolina Lebbos foi quem assinou a autorização nesta quarta-feira, 7 de agosto. O político está detido desde abril do ano passado, condenado no caso do triplex no Guarujá. 
Lula

Ex-presidente ficará mais próximo à família em São Paulo- Foto: Agência Brasil

A mudança será feita em atendimento à solicitação da Superintendência de Polícia Federal do Paraná. A transferência, segundo explicou o órgão, ocorre porque o local onde Lula está não é adequado para “longa permanência de pessoas alojadas”, pois é voltado a pessoas detidas provisoriamente. Além disso,  a PF tem que delegar quantidade relevante do efetivo por conta da presença do ex-presidente, uma vez que grupos com o acampamento do movimento ‘Lula Livre’ ficavam nas proximidades da sede onde Lula cumpre sentença. Os ajuntamentos são motivados pela presença do político, como informou a instituição.
 
A juíza Carolina registrou no documento que "constata-se a plena pertinência de transferência do executado ao Estado de São Paulo, onde em princípio poderá o executado ser custodiado com a segurança necessária ao caso, em condições adequadas e em atendimento ao interesse público".

Já os advogados de Lula afirmaram que ele ficará mais próximo aos familiares e pediram que o cliente tenha mais segurança, ficando em uma sala do Estado Maior, o que a princípio, a juíza disse que não havia exigência legal para isso, "apenas se necessário à preservação da segurança e garantia do efetivo cumprimento da pena, caso ausente outro local adequado".

Atualizada às 12h19



Publicidade