Ipatinga publica edital para construção do bloco cirúrgico no Hospital Municipal

Unidade no HMEM terá capacidade para realização de 20 cirurgias eletivas e de urgência a cada dia

Por Plox

07/08/2020 10h48 - Atualizado há mais de 3 anos

A Prefeitura de Ipatinga publicou nessa quinta-feira (6), no Diário Oficial do município, o edital de licitação para a contratação de empresa que deverá ser responsável pela execução do bloco cirúrgico do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM). 

Conforme o projeto, o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal, com área total de 518,14 metros quadrados, terá quatro salas, sendo três para cirurgias de médio porte e uma para grandes intervenções. Nada menos que 20 cirurgias eletivas e de urgência poderão ser realizadas diariamente. O resultado do processo está previsto para o próximo dia 9 de setembro.

hmemFoto: Divulgação PMI

 

Foi projetada também no Centro Cirúrgico uma ala para recuperação anestésica com seis leitos, além de entrada separada para pacientes egressos das cirurgias, vestiários para funcionários e pessoas atendidas. 

O Centro Cirúrgico terá, ainda, entre outras instalações, uma rouparia, farmácia satélite, salas de material de esterilização, de coordenação, de estar para funcionários, de marcação de cirurgias, de guarda de equipamentos, copa, utilidades, roupa suja, admissão e espera.

Investimentos e economia

“Com a materialização desta obra, estamos realizando mais um sonho antigo, acalentado há várias décadas. Estamos falando de um investimento de quase R$ 3 milhões na parte estrutural, sem contar os equipamentos, com custo avaliado em quase R$ 2,5 milhões e cujas aquisições já foram realizadas. Vai ser o fim da longa espera que muitos de nossos moradores têm por uma cirurgia. Além disso, estamos fazendo economia significativa para os cofres públicos e nos libertando de uma situação que, de certo modo, era até vergonhosa, uma vez que, na ausência de um atendimento próprio, Ipatinga acaba dependendo da compra de procedimentos realizados em cidades muitas vezes menores que um bairro nosso”, mencionou o prefeito Nardyello Rocha. 
 

Destaques