Brasil vence Espanha e é bicampeão olímpico

Os gols foram marcados por Matheus Cunha e Malcom. Oyarzabal marcou para os espanhóis

Por Plox

07/08/2021 11h01 - Atualizado há quase 3 anos

O Brasil venceu a Espanha por 2 a 1 na final do futebol e garantiu a segunda medalha de ouro na modalidade.

O primeiro tempo da final teve momentos tensos e equilibrados. A Espanha começou com mais controle, tendo a bola na maior parte do tempo, mas o Brasil foi aos poucos equilibrando as ações do jogo. Aos 16 minutos, os espanhóis quase abriram o placar, após cabeceio de Oyarzabal para o meio da área, que foi desviado por Diego Carlos em direção à própria meta. Porém, o zagueiro conseguiu se recuperar a tempo e tirou a bola em cima da linha.

O Brasil respondeu com chutes de Douglas Luiz e Richarlison e teve a sua melhor chance aos 38 minutos. Após cobrança de falta, o goleiro Unai Simón saiu de forma estabanada e atropelou Matheus Cunha. Após revisão no VAR, o árbitro marcou pênalti, mas Richarlison isolou a bola e desperdiçou a cobrança.

A seleção brasileira conseguiu abrir o placar nos acréscimos. Claudinho cruzou, Daniel Alves evitou que a bola saísse pela linha de fundo e, após brigar com dois zagueiros, Matheus Cunha bateu colocado e mandou para as redes.

O Brasil teve perto de marcar o segundo gol aos quatros e logo depois aos seis minutos da etapa final, com Antony e Richarlison, mas na primeira tentativa o atacante brasileiro estava impedido e na segunda o pombo acertou o travessão.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

No entanto, foram os espanhóis que marcaram no segundo tempo. Soler avançou nas costas de Arana e cruzou na outra ponta. Por trás de Daniel Alves, o capitão Oyarzabal bateu de primeira, empatando a partida.

A seleção canarinho diminuiu o ritmo e pareceu sentir o desgaste físico. Aos 39 minutos, Soler acertou o travessão. Em um cruzamento fechado, a bola encobriu Santos e por pouco não entrou. Três minutos depois, Bryan Gil bateu forte de fora da área e por pouco não balançou a rede.

O jogo terminou empatado e foi para as prorrogações. Com dois minutos do segundo tempo das prorrogações, Malcom colocou o Brasil na frente. Antony ganhou no contra-ataque e deu um lançamento primoroso para Malcom, que ganhou na força, na categoria e mandou para o fundo do gol.
 

Destaques