Conquistar uma vaga de emprego é o assunto com a psicóloga Lucimar Ramirez

PodPlox é o programa de entrevistas oficial da Plox Brasil, no modelo podcast, transmitido ao vivo e que também pode ser acessado posteriormente por livre demanda

Por Plox

07/08/2023 18h58 - Atualizado há 11 meses

Como conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho e como contratar um bom profissional? Pessoas e empresas precisam se reinventar. Esse é o assunto do PodPlox desta segunda-feira (07) com a psicóloga Lucimar Ramirez, especialista em recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoa .

 

Unidades do Sine em Minas disponibilizam mais de 12,6 mil vagas de emprego
Mais de 12,6 mil vagas de trabalho estão disponíveis nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Minas Gerais nesta segunda-feira (7/8). Interessados podem pesquisar mais detalhes no Painel de Informações sobre o sistema.

O total neste início de semana é de 12.687 oportunidades, sendo 231 para pessoas com deficiência (PCDs). Entre as ocupações com o maior número de vagas estão alimentador de linha de produção (1.233), servente de obras (1.218) e operador de telemarketing ativo e receptivo (1.107).

O Sine Uberlândia é a unidade com mais vagas nesta segunda-feira, com 2.647. Logo em seguida vem o Sine Araxá, com 672, o Sine BH Central de Vagas, com 550, e o Sine Itabirito, com 476 vagas.

Minas tem 144 mil vagas com carteira assinada em seis meses

O estado de Minas Gerais encerrou os primeiros seis meses de 2023 com um saldo de 144 mil empregos com carteira assinada, o segundo maior do país, atrás apenas de São Paulo. No período, foram registradas 1,35 milhão de admissões e 1,2 milhão de demissões. De acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), em Ipatinga foram criados 5.604 postos de trabalho no primeiro semestre. Somando os números da quatro cidade do Valo de Aço, foram 6.368.

Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram divulgados nesta quinta-feira, 27/7, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Em junho, houve 221 mil admissões e 196 mil demissões em Minas, resultado positivo de 25,5 mil vagas formais, também o segundo maior do país.

Levando em conta os últimos 12 meses, o estado acumula um saldo de 173 mil empregos criados com carteira assinada. Os números indicam que 83% do saldo de contratos formais no estado se deve a vagas criadas nos primeiros seis meses de 2023.

Minas Gerais teve saldo positivo nos cinco grupos econômicos avaliados pelo Novo Caged em junho. O destaque no mês foi o setor de Agropecuária, com saldo de 9.215 vagas com carteira assinada. Na sequência aparece o setor de Serviços, com 7.936 vagas formais de saldo, seguido por Construção (4.165), Indústria (2.388) e Comércio (1.835)
Biografia
Psicóloga, Bacharel, Licenciada (Licenciatura Plena) e Formada pela UFMG, turma de 1982, Psicóloga Organizacional e Psicoterapeuta com Pós-graduação em Administração de Recursos Humanos.
Com 41 anos de experiência na área Clínica e 38 anos de experiência na área de Gestão de Pessoas e Organizações. Formação em Psicanálise, Psicologia Sistêmica, Coordenação de Equipes de Trabalho, Acompanhamento de Pessoal, Psicoterapia Breve, Atendimento em Situação de Crise, Administração de Conflitos e Orientação Profissional. 
Atualmente exercendo atividades como Psicoterapeuta, Orientadora Profissional. Consultora, Diretora/Consultora da INOVAR RH Desenvolvimento de Pessoas, empresa de prestação de serviços em Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, nas áreas de Recrutamento, Seleção, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, Acompanhamento de Pessoal, Intervenção em Situação de Crise, Administração de Conflitos, Assessoria na  Implantação de Estratégias de Gestão de Pessoas.
 

Destaques