Unileste oferece atendimento jurídico gratuito em Coronel Fabriciano

Instituição participa do 3º OAB na Praça, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e Judiciárias (NPJJ)

Por Plox

07/08/2023 13h46 - Atualizado há 8 meses

O Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), por meio do Núcleo de Prática Jurídicas e Judiciárias (NPJJ), estará presente na terceira edição do OAB na Praça, que será realizado no próximo sábado (12) das 9h às 14h, na Praça da Estação, no Centro de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço. 

Alunos do curso de direito do Unileste. Foto: Unileste/Divulgação.

 

Como parte da comemoração dos 20 anos do curso de Direito do Unileste, a participação no evento procura, prestar orientação jurídica gratuitamente à comunidade. A ação é uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura da cidade, e tem apoio e participação do Centro Universitário.  

Segundo o coordenador do curso de Direito do Unileste, Professor Mestre Wallace Carvalho Costa, a participação de algumas turmas do curso, contribui para o aprimoramento das habilidades necessárias ao profissional, como a capacidade de argumentação, resolução de problemas, comunicação eficaz, envolvimento com a comunidade e trabalho em equipe. “Realizaremos um mutirão de atendimento à comunidade, com prestação de esclarecimentos jurídicos e encaminhamento adequado aos diversos órgãos de proteção.  Será uma excelente oportunidade para quem necessita de auxílio jurídico e não sabe a quem recorrer, e também para nossos estudantes, que aplicarão seus conhecimentos na prática profissional”, ressalta Wallace. 

Wallace Carvalho Costa, professor e coordenador do curso de direito. Foto: Unileste/Divulgação.

 

Para ser atendido, o interessado precisa levar os documentos pessoais e documentos relacionados ao processo, caso tiver. Para que, a partir daí, os estudantes e advogados façam a orientação mais assertiva e um melhor diagnóstico da situação. 

Núcleo de Práticas Jurídicas e Judiciárias do Unileste  

No Núcleo de Prática Jurídicas e Judiciárias (NPJJ), estudantes do 7º ao 10º período do curso de Direito se dedicam ao atendimento de pessoas que, normalmente, não poderiam arcar com os custos de contratação de um advogado particular. Os discentes são orientados e supervisionados por professores do curso, aliando o contato com a comunidade ao exercício da profissão nas áreas cível e penal.  Só em 2022, 280 pessoas foram atendidas e mais de 270 processos judiciais foram tramitados. 

Para obter atendimento gratuito no Núcleo, é preciso possuir renda familiar, comprovada, de até dois salários-mínimos, observando o número de dependentes. O NPJJ está localizado no Unileste campus Coronel Fabriciano, no Bloco I, Sala 204. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (31) 3846-5790 ou pelo e-mail: [email protected] 

Destaques