Mesmo preso, Delgatti vai depor contra Zambelli na CCJ
Hacker será ouvido por videoconferência em processo que pode levar à cassação do mandato da deputada, atualmente detida na Itália
Por Plox
07/08/2025 15h07 - Atualizado há 1 dia
Mesmo estando preso em Tremembé, no interior de São Paulo, o hacker Walter Delgatti Neto será um dos principais personagens no processo de cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), atualmente detida em um presídio próximo a Roma, na Itália.

O depoimento de Delgatti à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados está programado para ocorrer por videoconferência, em uma das sessões previstas para os dias 13 ou 20 de agosto. A informação foi confirmada por seu advogado, Ariovaldo Moreira.
Delgatti foi convidado a participar como testemunha no processo que tramita na Câmara e que tem como base a decisão já proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), determinando a cassação do mandato de Zambelli. O caso se refere à invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizada em janeiro de 2023.
Segundo a investigação, a ação teria como objetivo comprometer a imagem do Judiciário, com a inserção de documentos forjados, entre eles um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, supostamente assinado por ele próprio.
A deputada foi condenada a 10 anos de prisão e à perda do mandato pela sua participação direta na operação cibernética, liderada por Delgatti. A Polícia Federal encontrou arquivos falsificados no celular de Zambelli, e os registros indicaram que um dos documentos foi acessado por ela apenas 22 segundos após ser inserido no sistema.
Desde sua prisão em agosto de 2023, o hacker vem afirmando que Zambelli foi a mentora do ataque. Em resposta, a defesa da parlamentar solicitou uma acareação entre os dois.
Zambelli está formalmente licenciada do mandato enquanto o Brasil aguarda a decisão das autoridades italianas sobre o pedido de extradição. Ainda não há previsão de quando a deputada retornará ao país.
O andamento do processo na CCJ e o depoimento de Delgatti podem ser determinantes para o futuro político da parlamentar.