Moraes libera atendimento médico domiciliar a Bolsonaro com condição para casos urgentes

Ex-presidente poderá receber médicos particulares e aliados políticos em casa após decisão do ministro do STF

Por Plox

07/08/2025 20h25 - Atualizado há 2 dias

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (7) que Jair Bolsonaro receba atendimento de seus médicos particulares em casa. A medida foi tomada três dias após o magistrado determinar a prisão domiciliar do ex-presidente e limitar as visitas à residência localizada em Brasília.


Imagem Foto:STF


O pedido havia sido apresentado pela defesa de Bolsonaro, que indicou os profissionais autorizados a realizar as consultas: Cláudio Augusto Vianna Birolini, Luciana de Almeida Costa Tokarski, Erasmo Tokarski e Leandro Santini Echenique. Moraes ressaltou que, caso ocorra alguma situação de urgência que exija internação, a defesa deverá comprovar a necessidade no prazo máximo de 24 horas.



Além da questão médica, o ministro tratou do ingresso de aliados políticos na casa de Bolsonaro. Na quarta-feira (6), solicitou manifestação da defesa sobre esse tipo de visita, recebendo resposta favorável. Com isso, definiu um cronograma para os encontros:


- 07/08/2025: Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo;


- 08/08/2025: Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal;


- 11/08/2025: Geraldo Junio do Amaral, deputado federal;


- 12/08/2025: Marcelo Pires, deputado federal;


- 13/08/2025: Renato Araújo Corrêa, empresário;


- 14/08/2025: Luciano Zucco, deputado federal.



Essa autorização ocorre no contexto das restrições impostas a Bolsonaro desde o início da semana, quando a decisão judicial determinou que visitas e deslocamentos fossem controlados. Com a nova medida, o ex-presidente terá acesso a acompanhamento médico especializado sem precisar deixar sua residência, mas dentro de um conjunto de regras definido pelo STF.


Destaques