Oposição encerra ocupação na Câmara após acordo com Hugo Motta
Presidente da Casa promete colocar em pauta projetos sobre anistia e fim do foro privilegiado
Por Plox
07/08/2025 07h23 - Atualizado há 2 dias
Depois de mais de trinta horas de ocupação, o plenário da Câmara dos Deputados voltou à normalidade na noite desta quarta-feira (6). O movimento, protagonizado por parlamentares da oposição, chegou ao fim após um entendimento com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

A decisão de desobstruir o espaço veio após a garantia de que dois temas centrais para os opositores seriam pautados ainda na próxima semana: a anistia a manifestantes presos e o fim do foro privilegiado. A confirmação partiu do deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), que divulgou a novidade por meio de suas redes sociais.
\"Há o compromisso de votação de projetos da anistia e do fim do foro privilegiado já na próxima semana\", declarou o parlamentar
.
A liberação da Mesa Diretora, que havia sido tomada desde a manhã da última terça-feira (5), também foi confirmada pelo líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Ele reafirmou o acordo firmado com Motta e disse que a oposição decidiu cessar a obstrução em respeito à palavra do presidente.
Além dos dois projetos acordados, o grupo oposicionista defende um terceiro ponto: o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes. No entanto, essa demanda depende do Senado Federal, onde também ocorre um movimento de obstrução por parte de parlamentares contrários ao ministro.
O acordo representa uma tentativa de distensionar o ambiente político dentro da Câmara e permitir o avanço de pautas consideradas prioritárias por setores da oposição, que vinham se manifestando de forma incisiva nos últimos dias.