Subsecretário dos EUA envia recado a ministros do STF sobre apoio a Moraes

Darren Beattie criticou o ministro Alexandre de Moraes e alertou colegas da Corte a não reforçarem suas ações

Por Plox

07/08/2025 17h08 - Atualizado há 23 dias

Na última quarta-feira (6), o subsecretário de Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie, utilizou seu perfil na rede social X para se pronunciar sobre a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao compartilhar uma nota oficial do Departamento de Estado norte-americano contrária à medida, Beattie direcionou um alerta direto aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo que não apoiem as ações do ministro Alexandre de Moraes.


Imagem Foto: STF


Em sua publicação, o representante norte-americano afirmou que os “aliados de Moraes na Suprema Corte e em outros lugares” deveriam ser “fortemente aconselhados a não auxiliar ou encorajar o comportamento sancionado de Moraes”.



Beattie descreveu Alexandre de Moraes como “o principal arquiteto do complexo de censura e perseguição direcionado a Bolsonaro e seus apoiadores”. Segundo ele, os “flagrantes abusos de direitos humanos” atribuídos ao ministro resultaram na aplicação de uma sanção da Lei Global Magnitsky pelo então presidente Donald Trump. Essa sanção impede Moraes de entrar nos Estados Unidos, movimentar bens em território americano e acessar serviços de empresas do país.



Não é a primeira vez que o subsecretário critica o ministro. Anteriormente, Beattie já havia classificado a taxação de 50% sobre produtos brasileiros nos EUA como uma “consequência há muito esperada” contra a Suprema Corte e o governo Lula, em resposta a supostos ataques a Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio norte-americano. Além de Moraes, outros sete ministros do STF também receberam sanções semelhantes, incluindo o cancelamento de seus vistos para entrada nos Estados Unidos.


Destaques