Ternium inaugura escola técnica inovadora no Brasil
Escola Roberto Rocca começa atividades em prédio definitivo e promete ensino de ponta em mecatrônica e eletromecânica
Por Plox
07/08/2025 15h37 - Atualizado há 2 dias
Um novo marco na educação técnica do país começou a se concretizar com a entrada em funcionamento do primeiro bloco da Escola Técnica Roberto Rocca, no Rio de Janeiro. O empreendimento, fruto de um investimento de R$ 260 milhões da Ternium, já recebeu seus 192 primeiros alunos, que agora ocupam as instalações definitivas no bairro de Santa Cruz, onde também está localizada a planta industrial da Ternium Brasil.

Desde fevereiro, os estudantes estavam assistindo às aulas em uma estrutura provisória. Agora, com a inauguração do novo prédio, o ensino técnico e o ensino médio integrados ganham um espaço totalmente planejado e equipado para oferecer formação nas áreas de mecatrônica e eletromecânica. A escola faz parte da rede internacional do Grupo Techint, presente também no México e na Argentina.
Durante a recepção aos alunos, a diretora de Relações com a Comunidade e do Instituto Ternium, Fernanda Candeias, celebrou o momento como histórico e lembrou a dedicação investida em cada detalhe da construção da unidade. “Tudo aqui foi feito com muito carinho e cuidado para que vocês tenham a melhor experiência de aprendizado. A Escola Técnica Roberto Rocca já é uma realidade”, disse.

O diretor da instituição, Júlio Egreja, também compartilhou sua empolgação ao ver os jovens ocupando os espaços projetados especialmente para eles. Ele destacou a estrutura de ponta que permitirá a realização de atividades práticas com equipamentos modernos e adequados às exigências do setor industrial atual.
A estudante Isabela Geovana, integrante da primeira turma, relatou a emoção de iniciar essa nova etapa e reforçou seu desejo de se tornar um exemplo para outros jovens. “Isso me motiva a construir uma carreira e me tornar um exemplo. A escola vai me ajudar me guiando nos aprendizados, construindo memórias e me impulsionando para buscar sempre o melhor”, afirmou.

Até o final do ano, a unidade contará com 18 laboratórios, auditório com mais de 400 lugares, áreas de prática esportiva e salas equipadas com tecnologia de última geração. A proposta é reforçar o vínculo entre indústria e comunidade, priorizando o desenvolvimento local e preparando jovens para atender às principais demandas do mercado de trabalho.