Tarcísio exalta Bolsonaro e diz que só ele representa a direita

Em ato na Paulista, governador de SP afirma que ex-presidente é indispensável nas eleições de 2026 e puxa coro por anistia

Por Plox

07/09/2025 17h30 - Atualizado há 2 dias

Durante um ato público realizado neste domingo (7), na avenida Paulista, em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez uma série de declarações em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chamou de a maior liderança da direita brasileira.


Imagem Foto: Agência Brasil


Mesmo sendo cotado como potencial pré-candidato à presidência da República em 2026, Tarcísio reiterou que, em sua visão, Bolsonaro continua sendo o único nome legítimo da direita para a disputa. O governador ressaltou que a presença do ex-presidente nas eleições é essencial para garantir valores como liberdade, democracia representativa e Estado de Direito.
“É fundamental que nós tenhamos Jair Messias Bolsonaro na eleição do ano que vem”, disse Tarcísio, ao enfatizar que a democracia só será plena com sua participação

.


O gesto do governador veio um dia após Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, declarar nas redes sociais que o partido não possui “plano B” para 2026, deixando claro que Bolsonaro é a única aposta. A aproximação entre Tarcísio e o PL também foi mencionada recentemente, quando o próprio Bolsonaro afirmou que o governador paulista poderia se filiar ao partido, caso recebesse apoio direto do ex-presidente.


Tarcísio não poupou elogios e afirmou que a direita brasileira nasceu com Bolsonaro. Em seu discurso, ele destacou que essa direita é marcada pela defesa da liberdade, rejeição ao sistema tradicional, combate à corrupção e foco em um Estado voltado para os negócios. “Esse movimento nasceu com Bolsonaro e vai crescer com Bolsonaro”, declarou.



Nos bastidores, o nome de Tarcísio ganhou força como possível alternativa eleitoral após a Polícia Federal indiciar o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por coação no curso de processo. Desde então, o governador tem se engajado na articulação pela votação da anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.


Durante sua fala, ele também pressionou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a colocar o tema da anistia em pauta. Ele estimulou os manifestantes a enviarem um recado direto a Motta, que foi respondido com gritos de “anistia” pela multidão. “Presidente de Casa nenhuma pode conter a vontade da maioria do plenário, a vontade de mais de 350 parlamentares”, afirmou Tarcísio, reforçando a pressão pela votação.



As falas de Tarcísio ocorrem em meio a movimentações intensas nos bastidores da direita brasileira, com lideranças pressionando o Supremo Tribunal Federal e defendendo posicionamentos que visam reverter as condenações dos envolvidos no 8 de janeiro. O evento na Paulista se tornou mais um palco de apoio explícito ao ex-presidente Bolsonaro e ao movimento que o cerca.


Destaques