Centralfarma inaugura laboratório para produção de injetáveis

A linha de suplementos injetáveis exige estrutura de alta complexidade, para assegurar ação efetiva dos produtos e segurança para os usuários

Por Plox

07/10/2019 14h28 - Atualizado há mais de 4 anos

Já está em funcionamento em Ipatinga-MG, o laboratório para produção de injetáveis da Centralfarma.

A reportagem do Plox conversou com Renildo Flores, que contou detalhes do empreendimento e da capacidade de produção.

“Estamos há mais de 20 anos atuando em manipulação de fórmulas de uso geral. A partir de 2016 nós começamos a observar esse novo segmento, essa demanda crescente para os produtos injetáveis, sejam eles de aplicação intramuscular ou venosa, que podem beneficiar bastante as pessoas. Iniciamos pesquisas nesse segmento e começamos a elaborar projetos, que agora culminaram na inauguração do laboratório”, contou.

Pouco antes de se iniciar a produção a reportagem do Plox teve acesso ao laboratório. Hoje, em função do alto nível de segurança implantada para a produção dos injetáveis, não é mais permitida a entrada de pessoas alheias ao processo.

Centralfarma

Renildo Flores destacou que, iniciada a produção, mantém-se ainda os  investimentos em pesquisa e desenvolvimento para trazer novos produtos e novas soluções para vários problemas de saúde. Os produtos aqui fabricados são distribuídos para todo o país. Ele explicou que suplementos injetáveis são utilizados quando não é possível outra forma de uso, como a oral por exemplo, ou quando se faz necessário um efeito mais rápido. Além disso, a aplicação por via injetável pode ser mais “controlada”, pois há um aproveitamento total, já que, sendo aplicado, é “cem por cento absorvido”.

“Pudemos conversar com vários profissionais de saúde no último Congresso de Prática Ortomolecular, onde tivemos uma adesão muito boa. Ouvimos que a Centralfarma está apresentando a solução para vários problemas e que vamos de encontro às necessidades de vários consultórios e hospitais para ajudar profissionais e pacientes a atingirem seus objetivos”, afirmou Renildo Flores.

 

Clique para ver o vídeo


A farmacêutica Irma Rodrigues, gerente do laboratório de Injetáveis, contou sobre o alto padrão de produção, no qual todos insumos são rigorosamente analisados. O ar do local é todo filtrado e os acessos são controlados por portas automáticas, que exigem senha individual dos operadores do sistema.

Centralfarma

“Aqui temos uma área totalmente limpa. Esse rigor profissional se inicia no ambiente e vai até a entrega do produto ao paciente, que tem de receber um produto de qualidade. O que ele recebe passou por todo processo para garantir que aquele produto, além de ter a ação esperada, também seja seguro para o paciente”, explica.

Centralfarma

A profissional afirma que desde a primeira etapa, que é a escolha da matéria prima, depois a escolha da vidraria da embalagem, é tudo levado ao máximo de zelo, assegurando ter todas as informações necessárias para o paciente entender o que é o produto que ele está utilizando. "Durante o processo nós temos também controle microbiológico e uma quarentena onde, depois de todo processo de produção em ambiente estéril, com operador paramentado, o produto vai ficar em repouso por 14 dias, para ver se teve alguma contaminação, alguma partícula. Estamos sempre melhorando o processo, tentando a cada dia, incluir novos protocolos, novos produtos e a certeza de que o paciente vai sempre receber as ampolas feitas com carinho", conta.

Centralfarma

Tamiris Marques, gerente de Sucesso do Cliente - Divisão de Produtos Estéreis, é  responsável por gerenciar a comercialização dos produtos. Ela explicou que distribuição dos injetáveis tem como foco o profissional de saúde.

Centralfarma

“Os injetáveis vem sendo usados cada vez mais por profissionais de saúde, por todos os benefícios os quais eles reservam. A Centralfarma vem ampliar seu atendimento ao profissional médico nesse sentido. Vamos continuar os trabalhos com o profissional médico por todo Brasil, dando o suporte”. explicou.

Mais detalhes sobre esse e outros produtos podem ser obtidos pelo site da empresa nesse link www.centralfarma.com.br

Destaques