Belo Horizonte pode virar a capital nacional do 'grau' em moto
Projeto de lei foi aprovado em primeiro turno. Prática é proibida em via pública
Por Plox
07/10/2021 16h17 - Atualizado há mais de 3 anos
A prática de empinar motocicletas, conhecida como "grau", pode ganhar uma capital nacional oficial, sendo ela justamente a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Pelo menos, isso é o que defende um projeto de lei aprovado em 1º turno pela Câmara Municipal nessa quarta-feira (6).
De acordo com o vereador Bim da Ambulância, que propôs o PL, o objetivo da medida é incentivar mais oportunidades de esporte, lazer, negócios e turismo para a cidade. Além disso, ao "formalizar" a prática, o projeto de lei ajudaria a descriminalizar essa atividade, que é popular nas periferias.

O "wheeling", como é conhecido em inglês, chegou ao Brasil nos anos 90 e, recentemente, ganhou homologação pela Confederação Brasileira de Motociclismo.
Mesmo que o PL seja aceito em segundo turno e sancionado pelo prefeito Alexandre Kalil, o "grau" em via pública é tipificado como infração de trânsito gravíssima, já que pode colocar a vida dos motociclistas e de terceiros em risco. Segundo o vereador, a ideia do PL é que o "grau" passe a ser praticado em locais apropriados.