Brasil

economia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Distribuidora de óleo criada por irmãos quer ser referência

    A empresa se especializou em lubrificantes para veículos automotores

    Por Plox

    07/10/2021 12h28 - Atualizado há mais de 2 anos

    A família tem experiência no setor de automóveis e um imóvel comercial em um ponto de muita visibilidade, na avenida Brasil, no bairro Iguaçu em Ipatinga-MG. Era o ponto de partida para que os irmãos Carlos Henrique Nardi, 47 anos, e Marcelo Nardy, de 42 anos, empreendessem um novo negócio. “Queríamos um produto que fosse necessário e para o qual não houvesse dúvida de sua utilidade. Então criamos a “Filtrol”, uma distribuidora de óleo para veículos. O motorista pode até não gostar de som automotivo, mas o óleo para seu veículo não tem como ele abrir mão”, explicou “Nika”, como é muito conhecido o mais velho dos irmãos.

    A Filtrol não faz a troca do óleo dos veículos e preferiu se especializar na distribuição do produto para lojas, oficinas e também na venda direta aos motoristas. Marcelo Nardy assegura que a distribuidora tem conseguido oferecer os produtos mais modernos do mercado e para diversas finalidades. 

    Foto: divulgação


    Os irmãos empreendedores conversaram com o PLOX e falaram um pouco sobre o setor de óleos lubrificantes.

    Foto: produção equipe PLOX

     

    Um veículo exige diversas categorias de óleo para o seu bom funcionamento e as características do produto também mudam em função do modelo, potência, tipo de combustível e outras diferenças. O óleo também têm data de validade e precisa ser trocado no prazo.

    Óleo lubrificante tem tempo de vida útil

    Quanto ao tempo de uso do produto, é muito importante que os motoristas não usem óleo “vencido”. Isso pode trazer sérios danos aos veículos e até mesmo provocar acidentes, seja pelo excesso de calor das peças em atrito, ou até mesmo a perda do controle da direção como, por exemplo, o óleo de freio.

    Foto: produção equipe PLOX

     

    Óleos de lubrificação de motores vão perdendo sua eficiência com o tempo e com o uso. Eles são expostos às altas temperaturas e também acabam acumulando pequenas partículas. Essa contaminação particulada no fluido provoca desgaste nos componentes e diminui sua capacidade de lubrificar. Sem a eficiência de um bom óleo, o veículo sofre com o maior atrito entre seus componentes. Isso significa aumento de temperatura, desgaste mais rápido e até aumento de consumo de combustíveis. Esses dados se tornam argumentos inquestionáveis, que atestam a importância dos óleos.

    Quanto aos fluidos de freio, há ainda outro fator: trata-se de um componente higroscópico. Isso quer dizer que ele absorve umidade. Então é como se, gradualmente fosse deixando de ser óleo e se transformando em água. Explicação dada por especialistas que, de novo, atestam a importância do óleo.

    Foto: produção equipe PLOX

     

    Marcelo Nardi aponta para o futuro e informa que a distribuidora está atenta às mudanças de tecnologia e costumes. “Por exemplo, carros com direção automática estão se tornando cada vez mais populares no Brasil. Isso nos leva a ter mais atenção quanto ao óleo da caixa de marcha, que também precisa ser trocado. E é preciso lembrar que o sistema de câmbio automático é muito caro. Um defeito nele pode levar a uma perda total do veículo, pois dependendo do orçamento, pode nem valer a pena o conserto”, alerta.

    Foto divulgação

     

    Com instalações modernas, local arejado, disposição funcional de mobiliários, objetos e pessoal, os empreendedores demonstram que, diante das exigentes condições do mercado, é “preciso pensar em tudo”. A energia elétrica para e loja é gerada por placas no telhado, que usam o sol forte da região.

    Desafio é a fazer as pessoas saberem da distribuidora

    Com tudo pronto e já atendendo, os irmãos contaram ao PLOX que o desafio encontrado até então era as pessoas saberem que a cidade e região têm essa estrutura. 

    Foto: produção equipe PLOX

     

    “Felizmente, cada pessoa que atendemos acaba comentando com seus contatos e estamos vendo, a cada dia, aumentar o número de clientes”, finaliza, Carlos Henrique, o Nika.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]