Conflito em Israel: casal brasileiro relata tensão e surpresa com retomada da guerra
Airton e Maria Gontow, residentes em Haifa, descrevem a apreensão diante da recente ofensiva do Hamas.
Por Plox
07/10/2023 13h43 - Atualizado há mais de 1 ano
Os moradores de Haifa, no Norte de Israel, acordaram no último sábado (7/10) sem esperar pela notícia que abalaria o dia: a retomada da guerra entre Israel e Gaza, motivada por uma ofensiva inesperada do grupo islâmico palestino, Hamas. Entre esses moradores estão os jornalistas brasileiros Airton e Maria Gontow. O casal reside na cidade há dois anos e relata como foi ser surpreendido pela notícia.

"Estávamos planejando um dia tranquilo para passear quando o telefone tocou e trouxe a notícia alarmante da guerra que estava se iniciando", contou Airton. Ele descreve a cidade de Haifa como um lugar de diversidade e convivência harmoniosa entre diversos grupos religiosos e culturais.
O cenário preocupante da guerra
"Mesmo sabendo que a probabilidade da guerra no Sul se estender até o Norte é baixa, a sensação é de apreensão", diz Airton. Ele também observa que os ataques podem surgir de qualquer direção e critica a falha das forças de segurança em antecipar o conflito. Olhando da janela de sua casa, ele relata a tristeza de ver parques, geralmente repletos de crianças brincando, completamente vazios.
A situação foi deflagrada no sábado (7), com a ofensiva surpresa do Hamas, que lançou milhares de foguetes em direção a Israel. Em resposta, as forças israelenses iniciaram ataques aéreos contra alvos do Hamas em Gaza.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pronunciou-se sobre o conflito, afirmando que Israel está em guerra e prometeu uma resposta firme ao Hamas. Por sua vez, o grupo islâmico palestino assumiu a responsabilidade pelos ataques e celebrou a operação como um movimento para pôr fim às ações de Israel.
Com a intensificação dos ataques, muitos palestinos em Gaza abandonaram suas residências para buscar refúgio longe das zonas de conflito. A crise humanitária e política desencadeada pelo conflito trouxe preocupações e reações em todo o mundo.