Consumo de uvas auxilia na saúde ocular dos idosos
Consumo de uvas auxilia na saúde ocular dos idosos
Por Plox
07/10/2023 10h04 - Atualizado há mais de 1 ano
O hábito de comer uvas diariamente pode representar uma estratégia natural para prevenir problemas de visão em idosos, conforme divulgado em um estudo na revista Food & Function.
O estudo envolveu 34 participantes, sendo que metade consumiu uma xícara e meia de uvas diariamente durante 16 semanas, enquanto o grupo controle recebeu um placebo. A análise final revelou que aqueles que ingeriram uvas apresentaram aprimoramentos significativos em biomarcadores relacionados à saúde ocular. O destaque foi para o aumento na densidade óptica do pigmento macular (MPOD, em inglês), ligado à proteção retiniana e à saúde dos olhos. Além disso, foi notado um incremento na capacidade antioxidante plasmática, indicando maior resistência ao estresse oxidativo.

Compostos Protetores nas Uvas
Os benefícios das uvas se estendem ao conteúdo fenólico total, uma substância presente na fruta que potencializa o bom funcionamento do corpo. Por outro lado, os indivíduos que não consumiram uvas apresentaram altos índices de produtos finais de glicação avançada (AGEs, em inglês), que são associados ao risco de doenças oculares.
Conforme apontado pelos pesquisadores, esses novos dados corroboram pesquisas anteriores que já haviam identificado vantagens no consumo de uvas para a proteção retiniana. "Nosso estudo é pioneiro ao evidenciar os benefícios das uvas para a saúde ocular em humanos. Considerando o envelhecimento populacional, é animador verificar que uma fruta tão acessível e simples pode ter um impacto tão positivo", destacou Jung Eun Kim, um dos responsáveis pelo estudo, ao site R7.
Uvas para Todas as Idades
As uvas são recomendadas para todas as idades devido ao seu teor rico em antioxidantes, como flavonoides e resveratrol, que combatem o estresse oxidativo e protegem as células. A fruta ainda promove a saúde cardiovascular, podendo reduzir a pressão arterial e minimizar riscos cardíacos.
Além dos benefícios cardiovasculares, as uvas são uma fonte natural de fibras, o que auxilia na digestão e promove a sensação de saciedade. Uma pesquisa anterior, divulgada na revista Foods, apontou que o consumo diário de duas xícaras de uvas pode prolongar a expectativa de vida.