Primeiro-ministro de Israel anuncia guerra contra Hamas

Militantes de Gaza intensificam ataques, causando vítimas em território israelense

Por Plox

07/10/2023 08h36 - Atualizado há mais de 1 ano

Em meio a um cenário de crescentes tensões no Oriente Médio, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste sábado (7) que Israel está em conflito direto com o Hamas. A anúncio veio após uma série de ataques em grande escala por parte de militantes da Faixa de Gaza, que incluíram disparos de foguetes e incursões armadas em solo israelense.

Netanyahu, em uma mensagem gravada, foi categórico ao declarar: “Cidadãos de Israel, estamos em guerra – não numa operação, não em rondas – em guerra”. Essa mensagem reforça a gravidade da situação e a determinação de Israel em relação ao conflito.

Bombeiros de Israel tentam apagar incêndios após ataques - Foto: reprodução

Repercussões dos Ataques 

As ofensivas provenientes de Gaza resultaram em, pelo menos, uma fatalidade e muitos feridos em Israel. Os confrontos marcam um novo capítulo no prolongado embate entre Israel e o Hamas, grupo que administra a Faixa de Gaza.

Milhares de foguetes foram disparados da Faixa de Gaza em direção a Israel em um ataque surpresa lançado pelo Hamas - Foto: reprodução

Reação do Hamas 

Paralelamente, o Hamas tem mobilizado seus seguidores e a população palestina. Muhammad Al-Deif, comandante militar do Hamas, em uma declaração gravada, instigou a resistência: “Se você tem uma arma, tire-a. Este é o momento de usá-la – saia com caminhões, carros, machados, hoje começa a melhor e mais honrosa história”. Tal chamado reflete o estado de alerta e a intensificação dos ânimos na região.

Conforme o cenário evolui, o mundo observa com preocupação e espera por uma resolução pacífica para o conflito de longa duração.

Destaques