Navio da Marinha da Nova Zelândia afunda após encalhe; todos a bordo são resgatados

Incidente mobiliza esforços de resgate e gera preocupação ambiental após naufrágio do “Manawanui” enquanto realizava pesquisa de recifes.

Por Plox

07/10/2024 17h15 - Atualizado há 14 dias

 

O navio Manawanui, da Marinha da Nova Zelândia, encalhou e afundou nas proximidades de Samoa na noite de sábado (5/10). A embarcação, com 75 tripulantes e passageiros a bordo, realizava uma pesquisa de recifes na costa sul da ilha de Upolu quando o incidente ocorreu. Felizmente, todos a bordo foram resgatados com sucesso, apesar de alguns sofrerem ferimentos leves ao atravessarem as formações rochosas.

Resgate e mobilização de equipes

Após o pedido de socorro emitido pouco antes das 19h, várias embarcações responderam prontamente, auxiliando no resgate dos tripulantes que deixaram o navio em botes salva-vidas. Autoridades samoanas despacharam pequenos barcos para a área com a instrução de evacuar a tripulação, uma vez que a água estava invadindo a embarcação. A operação de resgate contou com o apoio de veículos aéreos, incluindo um avião P-8A Poseidon da Força Aérea Real da Nova Zelândia e uma aeronave C-130J, informou a Marinha neozelandesa.

O salvamento foi concluído por volta das 5h da manhã de domingo, quando todos os passageiros e tripulantes foram retirados em segurança. No entanto, testemunhas relataram que fumaça começava a subir dos destroços do Manawanui, que continuava afundando.

 

Foto: Reprodução

 

Preocupação ambiental e ações de mitigação

Dave Poole, uma testemunha do acidente, revelou à CNN que a população local demonstrava grande preocupação com os impactos ambientais resultantes do naufrágio. Em resposta, o primeiro-ministro da Nova Zelândia, Chris Luxon, anunciou o envio de “kits de derramamento ambiental” para minimizar possíveis danos ao ecossistema da região. A causa do encalhe ainda é desconhecida, e uma investigação mais profunda será realizada para esclarecer o incidente.

Agradecimentos e coordenação de resgate

O Comandante do Componente Marítimo, Comodoro Shane Arndell, expressou sua gratidão pelo apoio recebido durante a operação de resgate. “Estou muito grato pela ajuda de todos os envolvidos, desde o RCCNZ, que coordenou os esforços de resgate, até os navios que responderam e levaram nossa tripulação e passageiros do Manawanui para um local seguro”, declarou.

Histórico do Manawanui e contexto do naufrágio

O Manawanui foi adquirido pela Marinha da Nova Zelândia em 2018, por US$ 61 milhões (aproximadamente R$ 334 milhões), sendo uma embarcação projetada para atuar em portos, auxiliando navios maiores no desembarque de equipamentos de apoio e pessoal, tanto em missões de combate quanto em operações de socorro a desastres.

Este naufrágio marca o primeiro incidente dessa magnitude para a Marinha da Nova Zelândia desde a Segunda Guerra Mundial, destacaram os representantes da força naval.

Destaques