Morre José de Paiva Netto, líder da LBV, aos 84 anos
Cerimônia de despedida será realizada em São Paulo; jornalista dedicou quase 70 anos à promoção de valores ecumênicos
Por Plox
07/10/2025 10h38 - Atualizado há 6 dias
José de Paiva Netto, jornalista e presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), morreu aos 84 anos nesta terça-feira (7), no Rio de Janeiro. Ele estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, localizado no bairro de Botafogo.

Natural da capital fluminense, onde nasceu em 2 de março de 1941, Paiva Netto teve uma trajetória marcada pela dedicação aos princípios do ecumenismo. Por quase sete décadas, foi uma das principais figuras na propagação de valores espirituais e de solidariedade por meio da LBV.
Ao longo de sua liderança, a instituição alcançou reconhecimento internacional, mantendo há mais de 30 anos o status consultivo junto à Organização das Nações Unidas (ONU). Ainda em 1989, fundou em Brasília o emblemático Templo da Boa Vontade, um dos principais pontos de peregrinação da capital federal, posteriormente eleito como uma das Sete Maravilhas da cidade.
Além de dirigente institucional, foi também escritor, com uma carreira literária de destaque. Publicou livros que juntos somam mais de 10 milhões de exemplares vendidos, traduzidos para mais de 25 idiomas e também disponíveis em braile. Seu trabalho se consolidou na divulgação do Evangelho-Apocalipse, atraindo seguidores de diferentes partes do mundo.
Em 2000, criou o Fórum Mundial Espírito e Ciência, com o objetivo de promover a união entre tradições espirituais e descobertas científicas de diversas culturas.
A LBV confirmou que realizará nesta quarta-feira (8) uma cerimônia aberta ao público em São Paulo, ainda com local a ser definido.
\"Paiva Netto deixa um legado de fé, sabedoria e compromisso com a humanidade\", afirmou a instituição em nota oficial.
Ele deixa esposa, seis filhos, netos e um bisneto. Seu filho Franklin morreu antes dele.