Benefício da tarifa social para água é acessível a famílias de baixa renda em Minas

Copasa oferece desconto de até 50% para usuários cadastrados no CadÚnico

Por Plox

07/11/2023 08h36 - Atualizado há 6 meses

Famílias mineiras que se encontram em situação de baixa renda têm a possibilidade de obter uma redução significativa no custo de seus serviços de água e esgoto através do programa Tarifa Social da Copasa. O benefício se destina a lares com rendimento mensal por pessoa de no máximo meio salário mínimo.

 

Procedimento para obtenção da Tarifa Social

Para fazer jus ao desconto, é imperativo que os interessados estejam registrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), uma plataforma do governo federal que centraliza dados sobre famílias economicamente vulneráveis. Em agosto, aproximadamente 690 mil famílias beneficiárias do programa tiveram a tarifa reduzida, um aumento em relação ao ano anterior.

Critérios de desconto baseados no consumo

A porcentagem de redução na fatura segue uma escala proporcional ao volume de água consumido: menores gastos implicam em maiores descontos, podendo atingir até a metade do valor total dos serviços.

Etapas para solicitar a tarifa social

Os clientes podem requerer a inclusão no programa Tarifa Social utilizando os canais de comunicação da Copasa, seja através do site oficial da companhia ou pelo WhatsApp, além das agências físicas de atendimento. Antes de contatar a Copasa, no entanto, é necessário estar inscrito ou com dados atualizados no CadÚnico, processo que pode ser realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Importância da atualização cadastral

É essencial que os usuários já beneficiados pela Tarifa Social mantenham seus dados em dia no CadÚnico para evitar a suspensão do desconto. A não atualização cadastral é um fator que pode levar à perda do benefício.

Destaques