Aperam é homenageada pela Adevita no Seminário de Educação Inclusiva

Empresa também reconheceu a instituição pela participação voluntária nas comemorações dos seus 80 anos, com a doação de R$19,2 mil

Por Plox

07/11/2024 10h22 - Atualizado há cerca de 1 mês

O Teatro da Fundação Aperam Acesita foi palco do XIV Seminário de Educação Inclusiva da Associação dos Deficientes Visuais de Timóteo (Adevita) e Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (Creia), realizado nos dias 4 e 5/11. Nesta edição, o tema
abordado no Seminário foi “Conhecer e conviver para transformar”.

Foto: Reprodução

Na abertura solene, a instituição fez o anúncio do Prêmio Sandra Peri de Inclusão e a apresentação do musical dos alunos da instituição “Cores da Vida, e um segundo dia de palestras. Teve como foco a conscientização e incentivo ações práticas para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível.

Foto: Reprodução

A Aperam foi homenageada com o Prêmio Sandra Peri de Inclusão na Categoria Empresa 2024. A iniciativa reconhece empresas públicas, privadas, Organizações Não Governamentais (ONGs), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs)
e personalidades que tenham realizado ações de inclusão de pessoas com deficiência ou que sejam exemplos de vida e superação.
Layanne Gomes, gerente de Recursos Humanos da Aperam, recebeu o prêmio em nome da empresa, juntamente com Saulo Andrade Santos, analista de Inclusão com Diversidade, e o presidente da Fundação Aperam, Luiz Magalhães. 

Foto: Reprodução

A Adevita também foi reconhecida pela Aperam e pela Fundação Aperam com a doação do valor de R$19,2 mil para a entidade, pela participação voluntária nas comemorações dos 80 anos da Aperam South America, realizadas em outubro deste ano.
“Mais do que promover a inclusão e a diversidade dentro da empresa, a nossa missão é ir além dos muros da empresa e trabalhar para que a comunidade se desenvolva junto com a empresa. Carregamos uma importante frase em nosso crachá ‘A força da nossa mistura’, porque sabemos que não fazemos nada sozinhos, mas com a união das diferenças é que vamos mais longe”, enfatizou Luiz Magalhães, presidente da Fundação Aperam Acesita.

Foto: Reprodução

Alfredo Peri, presidente da Adevita, por sua vez, agradeceu a Aperam duplamente, pelo envolvimento em iniciativas que promovem inclusão, incluindo a parceria no Seminário desde 2008, e pela destinação dos recursos. “Temos inúmeros desafios para alcançar
nossos objetivos e batalhar por políticas públicas que possam ser implementadas. Este Seminário é mais uma forma de proporcionar a profissionais, familiares e pessoas com deficiência mais conhecimento. Com as parcerias que chegamos até aqui. Nosso muito
obrigado a Aperam e a Fundação Aperam”, completou.

Foto: Reprodução

Representando a prefeitura de Timóteo, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Timóteo, Rosanna Borges Moura, ressaltou a importância da Adevita/Creia para a cidade. “O quanto essa entidade tem feito a diferença para nossa cidade. É uma honra para a Secretaria de Assistência Social e para a Prefeitura contar com o trabalho de uma instituição de propósito”, comentou.


Homenagens

Marcos Anthony também recebeu o prêmio Sandra Peri de Inclusão em nome da sua mãe Maria da Conceição Dutra Reis, na Categoria Personalidades 2024. Maria da Conceição é fundadora da Apae Timóteo, além de professora, diretora, presidente e delegada regional das Apaes de Minas Gerais. Também foram homenageados com o “Certificado Amigo da Adevita”: Maria Inês Faustino; Sidney Roberto de Castro, diretor da CMEI – EJA; a dupla sertaneja Duda e Isa Amorim; a Rádio Educadora e a Rádio Vox.


Abordagem

 O segundo dia do Seminário de Educação Inclusiva abordou o autismo, TDAH, deficiências visual e auditiva, destacando a importância do conhecimento e da convivência como agentes transformadores. Contou com a participação de educadores, professores e profissionais da área de saúde, gestores, empresários e líderes comunitários, estudantes, pais e familiares de pessoas com deficiência, e pessoas interessadas em promover a inclusão e a igualdade.
Os temas das palestras foram: “Diagnóstico de autismo na vida adulta”, por Fernanda de Almeida; “TDHA: Além do Diagnóstico – Um Novo Caminho para Crescer”, que teve como palestrante Alessandra Soares Barbosa de Oliveira; também o tema "Empatia, Laços
Afetivos e a Potencialização das Nossas Melhores Qualidades, ministrada por Tiago Barros Haussmann; encerrando com a última palestra, com o artista Marcos Antony.

Destaques