Ministros do STF brincam sobre possíveis cancelamentos de vistos após vitória de Trump

Ministros ironizam tema durante sessão no STF, lembrando carta de republicanos pedindo revogação de vistos de magistrados

Por Plox

07/11/2024 10h50 - Atualizado há 10 meses

Após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (6), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aproveitaram a ocasião para brincar sobre o assunto dos vistos. Durante uma sessão da Corte, alguns ministros comentaram de forma descontraída sobre quem entre eles seria o primeiro a ter o visto cancelado.

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Brincadeira no Supremo

Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, o comentário ocorreu antes de os ministros entrarem no plenário. Estavam presentes Luís Roberto Barroso, presidente do STF, e os ministros Flávio Dino, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Kassio Nunes Marques, que trocaram piadas sobre a situação, fazendo alusão ao contexto político recente.

Pedido de republicanos para cancelar vistos

A brincadeira faz referência a um episódio anterior, de setembro, quando congressistas do Partido Republicano dos EUA enviaram uma carta ao Secretário de Estado americano, Antony Blinken, solicitando que fossem revogados os vistos de todos os magistrados do STF. A ação foi uma resposta a decisões polêmicas da Corte brasileira e causou repercussão nos meios políticos, reacendendo discussões sobre a relação entre autoridades americanas e brasileiras.

Destaques