Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Tempestade severa ameaça Campinas e região com ventos de até 80 km/h
Cepagri da Unicamp alerta para chuvas intensas, ventania, raios e risco de granizo entre sexta (7) e sábado (8) nas cidades próximas. Autoridades mobilizam equipes emergenciais e recomendam cuidados à população.
07/11/2025 às 11:00por Redação Plox
07/11/2025 às 11:00
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Campinas e cidades da região devem se preparar para chuvas intensas, ventos fortes, raios e possibilidade de granizo a partir da noite desta sexta-feira e durante o sábado. A previsão é consequência da atuação de um ciclone extratropical na costa do Sudeste, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp.
As cidades podem ter acumulados de chuva de até 50 milímetros, além de ventos intensos
Foto: Reprodução / Prefeitura de Campinas.
Tempestades podem ser mais fortes no sábado
Conforme o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy, o mau tempo é provocado pela frente fria associada ao ciclone, não diretamente pelo centro da área de baixa pressão. A Defesa Civil de Campinas alerta que as rajadas de vento devem variar entre 60 e 80 km/h, com possibilidade de ultrapassar esse valor em determinados momentos. Equipes da prefeitura estão de plantão para atender possíveis emergências causadas pela chuva.
No estado de São Paulo, existe a possibilidade de tempestades severas, incluindo granizo isolado, grande incidência de raios e rajadas extremas de vento. O risco de microexplosões — descargas violentas de ar que descem das nuvens e podem ultrapassar 200 km/h — também chamou a atenção das autoridades.
Mobilização de órgãos de emergência
Neste sábado, dia com maior potencial de tempo severo, a Defesa Civil estadual estará em prontidão junto das equipes do Corpo de Bombeiros, Arsesp, Artesp, Fundo Social, SP Águas, Sabesp e concessionárias de energia e gás, reunidas no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O gabinete de crise será mobilizado para monitorar as ocorrências e garantir respostas rápidas.
Como fica o tempo na região nos próximos dias
Sexta-feira (7): A partir da tarde, aumento da nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva. À noite, risco de tempestades isoladas com grande volume de chuva, muitos raios, ventos de 60 a 80 km/h e possível granizo. A máxima pode chegar a 32°C.
Sábado (8): Céu nublado, sensação de tempo abafado e tempestades ao longo do dia. O risco de alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e destelhamentos aumenta, assim como a possibilidade de interrupção no fornecimento de energia elétrica. As temperaturas devem variar entre 18 e 27°C.
Domingo (9): O tempo firme retorna, com sol entre nuvens e temperaturas entre 15°C e 26°C. À noite, ventos moderados contribuem para a sensação de frio.
Segunda-feira (10): O predomínio do sol volta e as temperaturas ficam entre 13°C e 28°C.
Defesa Civil orienta população
Em alerta emitido nesta quinta-feira, a Defesa Civil estadual reforçou que moradores devem evitar áreas conhecidas por alagamentos, seja a pé ou de carro. O órgão também orienta que ninguém se abrigue sob árvores durante tempestades e que todos sigam os avisos exibidos em painéis digitais e placas de sinalização nas vias.
Influenciadora e professora comunicou o término nas redes sociais, descrevendo a relação com o deputado federal Fred Costa como marcada por amor, amizade, companheirismo e um encerramento amistoso
Influenciadora e professora comunicou o término nas redes sociais, descrevendo a relação com o deputado federal Fred Costa como marcada por amor, amizade, companheirismo e um encerramento amistoso