Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Nutrólogo aponta cuidados para a alimentação nas festas de fim de ano

Apesar de comuns, os excessos de fim de ano podem ser evitados e nem por isso a ceia deixará de ser um momento especial

07/12/2020 às 17:56 por Redação Plox

Comidas mais pesadas, álcool em maiores quantidades e mais descuidos com a rotina de exercícios e alimentação equilibrada. As festas de final de ano costumam ser uma preocupação para quem busca um estilo de vida mais saudável. Porém, segundo o nutrólogo Dr. Sandro Ferraz garante que é possível comer sem culpa.  

Para o especialista, o indivíduo pode aproveitar toda a diversidade de comidas e bebidas que a época oferece sem necessariamente jogar fora todo o trabalho de mudança de estilo de vida. “O problema não é o cardápio e sim a maneira como ele é consumido. Há quem ache que comer pouco durante o dia pode minimizar as grandes quantidades de comida que serão ingeridas à noite, o que é um mito. Essa atitude apenas irá aumentar a sensação de fome, fazendo com que você coma mais do que comeria se tivesse se alimentado de forma correta ao longo do dia”, aponta.

 

Nutrólogo alerta para os excessos. Foto: divulgação

 

A depender da quantidade de cada prato, o indivíduo pode aproveitar a ceia sem restrições e de forma a respeitar o organismo. “Opte pelas carnes magras, sem gordura aparente como peru e chester, de preferência grelhados.  Capriche nas saladas e nos legumes e na hora da sobremesa aprecie sem excessos” recomenda Sandro Ferraz.

Além de conseguir manter a dieta, o nutrólogo aponta que esses cuidados ajudam a evitar o mal estar posterior à ceia e não sobrecarregar o organismo, em especial se o consumo de bebidas alcóolicas acontecer. “Manter a hidratação com um bom consumo de água e também se atentar a qualidade do sono são boas estratégias. Desta forma, o organismo não irá aumentar a produção de leptina, que envia uma mensagem ao cérebro de que está precisando de mais energia e consequentemente te faz comer mais”, alerta.

Caso você seja a pessoa que irá preparar a ceia, optar por ingredientes e modos de preparo diferentes do convencional podem ajudar no equilíbrio. “É possível trocar o frito pelo assado, os embutidos por carne fresca e os temperos industrializados pelas aromatizações naturais”, alerta o nutrólogo.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
BH vacinará toda população adulta contra covid até 4 de setembro
SAúDE

BH vacinará toda população adulta contra covid até 4 de setembro

Cronograma foi divulgado pela prefeitura e vale para aplicação de, pelo menos, a primeira dose. Haverá vacinação aos domingos

Paciente atira tijolo após ter atestado médico negado em UPA de MG
SAúDE

Paciente atira tijolo após ter atestado médico negado em UPA de MG

Homem fugiu após quebrar vidro da recepção com tijolo; ninguém ficou ferido e Polícia Militar realiza buscas

alimentação
SAúDE

6 dicas para controlar a compulsão alimentar; confira

De acordo com um estudo publicado no "Journal of Clinical Nutrition", uma dieta rica em proteínas pode contribuir significativamente para a sensação de saciedade

Foto: Reprodução / Tik Tok
SAúDE

Especialistas alertam sobre riscos de procedimento de mudança de cor dos olhos

Apesar de procedimento em Nova York ter viralizado, médicos brasileiros questionam a segurança da técnica de queratopigmentação.

para você
Ex-marido é apontado como mandante da morte de empresária assassinada por falsos entregadores em GV
POLíCIA

Ex-marido é apontado como mandante da morte de empresária assassinada por falsos entregadores em GV

Polícia Civil conclui investigação e aponta ex-companheiro como mandante do assassinato de Ingrid Emanuelle em Governador Valadares

Lucas Lima e Sandy - (crédito: Reprodução/Instagram @sandyoficial)
FAMOSOS

Sandy e Lucas Lima anunciam separação após quase 24 anos juntos

Casal faz comunicado emocionante nas redes sociais e pede respeito neste momento delicado

Vale do Aço tem 183 vagas abertas no Sine; confira oportunidades
EMPREGO

Vale do Aço tem 183 vagas abertas no Sine; confira oportunidades

Sine oferece mais de 18 mil vagas em Minas; Ipatinga conta com 9 vagas e Timóteo reúne 174 oportunidades de emprego disponíveis

gasolina
ECONOMIA

Petrobras anuncia aumento de gasolina e diesel

Essa é a segunda alta dos combustíveis neste mês