Buscas intensificadas por helicóptero desaparecido da Guiana em área controversa

Oito soldados estão a bordo do Bell 412 desaparecido em região reivindicada pela Venezuela

Por Plox

07/12/2023 09h10 - Atualizado há mais de 1 ano

Um helicóptero Bell 412 da Força de Defesa da Guiana, com oito soldados a bordo, desapareceu na região de Essequibo, território disputado entre a Guiana e a Venezuela. Fontes governamentais e militares de alto escalão, conforme relatado pela mídia local, não acreditam que o desaparecimento esteja ligado a um ataque.

Detalhes do Desaparecimento

O helicóptero, uma aquisição recente da Força de Defesa da Guiana, estava sendo pilotado por um militar veterano e voava da área de Ekereku para Olive Creek, em Essequibo, quando desapareceu.

Esforços de Busca e Salvamento

Equipes de busca e resgate foram mobilizadas para localizar a aeronave. As más condições climáticas, que poderiam ter sido a causa do desaparecimento, estão agora dificultando as operações de busca.

Reações e Medidas Governamentais

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, expressou preocupação e declarou que a Força de Defesa está "em alerta máximo". O governo guianense também está buscando apoio de aliados militares internacionais, incluindo os Estados Unidos, em resposta a esta crise e às tensões com a Venezuela.

Ali denunciou um plano de ação venezuelano como uma "ameaça iminente" à integridade territorial da Guiana e à paz mundial. O presidente propôs medidas de precaução, incluindo levar o caso ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, para assegurar a segurança do país.

Destaques