
Ex-enfermeiro alemão assume 85 mortes em hospital e é condenado à prisão perpétua
Para presidente do tribunal, crimes "desafiam a razão e todos os limites conhecidos"
Oo Teatro Atiaia será reinaugurado nesta quinta-feira (7), após três anos em reforma. Fechado em 2015 em virtude de falta de acessibilidade a pessoas com deficiências e inexistência de projeto de incêndio exigido pelo Corpo de Bombeiros, o Atiaia vai reabrir suas cortinas ao público valadarense com todo o seu antigo esplendor, só que agora mais moderno e confortável.
A nossa maior casa de cultura passou oito anos fechada e reabrirá agora completamente transformada. A sala de espetáculos recebeu novo piso, novo palco, 310 assentos, iluminação e climatização. Foram construídas várias salas de ensaio, camarins, elevador e banheiros – tudo equipado, adaptado e dentro das normas de acessibilidade e segurança.
“Estamos muito felizes por poder, enfim, entregar um teatro totalmente renovado, reformado e modernizado para toda a população de Governador Valadares. Tenho certeza de que todos que forem conhecer o novo Atiaia vão se emocionar com o que vão ver. São novos espaços e novos equipamentos que vão possibilitar que a produção cultural valadarense retorne aos seus tempos áureos”, declarou o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo.
O prefeito André Merlo reiterou a importância das parcerias para a realização da reinauguração do Teatro Atiaia. 'É com grande orgulho e satisfação que entregamos aos valadarenses esta obra de reinauguração do Teatro Atiaia. Por falta de incentivo e manutenção, o teatro foi fechado no ano de 2015, durante a administração anterior. Assumimos a Prefeitura com o compromisso de reformar, modernizar e devolver à população a nossa maior casa cultural. Isso só foi possível graças às parcerias que buscamos e aos patrocinadores que acreditaram nesse projeto. Agora, entregaremos à população um espaço moderno e regularizado, obtendo também o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que certifica a conformidade do nosso teatro com as normas de segurança. Portanto, essa reforma trará benefícios não apenas para a classe artística, mas também possibilitará que nossa cidade continue a contar histórias por meio da cultura".
Foi um longo período que, no entanto, não desanimou a classe artística da nossa cidade, que continuou a produzir espetáculos e a apresentá-los em outros espaços, como o CEU das Artes, praças e os auditórios dos colégios Imaculada Conceição e Genoma, sempre com o apoio da Prefeitura via Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT).
Reforma
O projeto de reforma do Teatro Atiaia foi apresentado à Lei Federal de Incentivo à Cultura pela Prefeitura, que se uniu à Cia de Teatro Katarriso para a captação de recursos, que foram obtidos graças ao patrocínio da Cenibra, Vale e do Fundo Municipal de Patrimônio Histórico.
Através do Instituto Cultural Vale foram repassados quase R$ 4 milhões para a obra desde 2019. “É muito significativo para nós colaborar para que um equipamento cultural da importância do Teatro Atiaia seja devolvido à população de Governador Valadares. A recuperação do teatro valoriza o patrimônio cultural local e regional e reforça a identidade da cidade, em sinergia com nossa atuação no sentido de estimular o desenvolvimento das regiões onde atuamos", diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.
Edson Valgas de Paiva, coordenador socioambiental da Cenibra, considera que “a reinauguração do Teatro Atiaia representa um marco de extrema relevância para Governador Valadares e região. Acreditamos que a cidadania pode ser construída a partir da valorização de vetores como a cultura e educação, e neste contexto a CENIBRA se sente honrada em poder estabelecer parcerias que integram as pessoas à transformação social do bem. O apoio da empresa e de outros parceiros na reforma e modernização deste importante espaço cultural é um exemplo de iniciativas que proporcionam a perenidade e interação da Cenibra e seus diversos processos, com a sociedade.”
A empreitada também recebeu o apoio do deputado federal Hercílio Coelho Diniz, que auxiliou na parte burocrática junto ao Ministério da Cultura, em Brasília.
Para presidente do tribunal, crimes "desafiam a razão e todos os limites conhecidos"
Para presidente do tribunal, crimes "desafiam a razão e todos os limites conhecidos"
Ave foi avistada em Cachoeira de Minas e chama atenção por conseguir se alimentar mesmo com má formação no bico
Ave foi avistada em Cachoeira de Minas e chama atenção por conseguir se alimentar mesmo com má formação no bico
Indenização cobrirá tratamentos médicos pelo resto da vida de Evie Toombes, de 20 anos, que nasceu com espinha bífida
Indenização cobrirá tratamentos médicos pelo resto da vida de Evie Toombes, de 20 anos, que nasceu com espinha bífida