Franquia 'Indiana Jones' ganha novo jogo com promessa de imersão total na pele do arqueólogo
Desenvolvido pelo estúdio MachineGames, “Indiana Jones and the Great Circle” traz uma experiência em primeira pessoa, permitindo que jogadores vivenciem as aventuras do icônico personagem de forma inédita.
Por Plox
07/12/2024 10h49 - Atualizado há 4 dias
Mais de um ano após o lançamento do último filme da franquia, o lendário arqueólogo Indiana Jones retorna ao mundo do entretenimento, desta vez nos consoles e PCs. O jogo “Indiana Jones and the Great Circle” foi lançado nesta sexta-feira (6) e promete uma experiência de imersão total, colocando o jogador na perspectiva do famoso personagem, interpretado por Harrison Ford nos cinemas.
O novo título foi desenvolvido ao longo de quase quatro anos pelo estúdio sueco MachineGames, que pertence à Microsoft. Segundo Jerk Gustafsson, diretor do jogo, o objetivo foi criar uma "sequência direta" do clássico "Os Caçadores da Arca Perdida" (1981), o primeiro grande sucesso da franquia.
Aventura épica em locais icônicos
A trama do jogo se passa em 1937 e leva o protagonista a uma jornada que passa pelo Vaticano, China e Egito. Nessas locações, os jogadores devem resolver quebra-cabeças, fugir de armadilhas mortais e enfrentar espiões nazistas que também buscam um misterioso poder secreto. O enredo traz uma mistura de ação, perseguições e cenas de combate, o que promete manter os jogadores imersos em cada fase da história.
Fidelidade ao rosto de Harrison Ford e o estilo Spielberg
Embora Steven Spielberg e George Lucas, criadores originais de Indiana Jones, não tenham participação direta no projeto, o jogo contou com o suporte da Lucasfilm Games, a divisão de videogames da Lucasfilm, que pertence à Disney. Graças a essa colaboração, os desenvolvedores tiveram acesso a arquivos de produção dos primeiros filmes.
“Começamos do zero com base nessas fotos para tornar a semelhança o mais fiel possível”, revelou Axel Torvenius, diretor de criação do jogo, em entrevista à AFP. Para dar vida ao jovem Harrison Ford, foi utilizada uma combinação de imagens e modelagem 3D, além da dublagem feita por Troy Baker, conhecido por ser a voz de Joel em "The Last of Us".
Além disso, a encenação das sequências cinematográficas foi inspirada no estilo de direção de Spielberg. Como exemplo, a introdução de "Indiana Jones and the Great Circle" recria, quase cena por cena, a sequência de abertura de "Os Caçadores da Arca Perdida".
Pressão e desafios no desenvolvimento
Produzir um jogo de uma franquia tão icônica não foi uma tarefa simples. Axel Torvenius destacou a "imensa pressão" para atender às expectativas dos fãs, muitos dos quais cresceram acompanhando as aventuras do arqueólogo. Jens Andersson, designer do jogo, reconheceu a responsabilidade de dar vida ao personagem de forma digna. "Não temos o direito de falhar", afirmou.
A franquia Indiana Jones já teve mais de uma dezena de adaptações para videogames ao longo de quase 40 anos, incluindo títulos de aventura para PC que se tornaram clássicos nos anos 1990. Jens Andersson admitiu ser fã desses jogos antigos, mas destacou que o novo título precisava se adequar aos padrões atuais. “Eles eram um produto de seu tempo, e tivemos que fazer algo novo”, explicou.
Mudança de estratégia e lançamento para PlayStation 5
Inicialmente planejado como exclusivo para Xbox Series e PC, o jogo também será lançado para o PlayStation 5 no início de 2025. A decisão veio após uma mudança na política de exclusividade da divisão de videogames da Microsoft, permitindo o acesso de jogadores de outras plataformas.
Superar o fracasso do último filme
O lançamento do jogo chega em um momento estratégico, após o desempenho decepcionante do filme “Indiana Jones e a Relíquia do Destino” (2023), que arrecadou cerca de 384 milhões de dólares (aproximadamente 2,2 bilhões de reais) mundialmente — valor quase 50% menor do que o obtido por seu antecessor, “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” (2008).
Com “Indiana Jones and the Great Circle”, a expectativa é reverter essa imagem e conquistar tanto o público nostálgico quanto os novos jogadores.