Prefeitura de Timóteo entrega 1a etapa do Galpão de Oficinas Técnicas do SENAI
Obra de aproximadamente R$4 milhões foi executada com recursos do BDMG
Por Plox
07/12/2024 17h30 - Atualizado há 3 dias
Com a presença de diversas autoridades, dentre elas o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, o Vice-prefeito, José Vespasiano Cassemiro, o Presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, João Batista Alves, Humberto Marin, Diretor Industrial e de Desenvolvimento da Aperam, Andreza Oto, Gerente da Unidade SENAI de Timóteo e do Vice-presidente do Sindivest Minas Gerais, Luciano Araújo foi inaugurado nesta sexta-feira, 06/12, a primeira etapa do Galpão de Oficinas Técnicas do Senai, em Timóteo.
A obra civil iniciada em dezembro do ano passado contempla a construção do galpão com acessibilidade, rampas e escadas de acesso ao novo imóvel, estruturado com pilares e vigas metálicas, conta com uma área construída de 818 metros quadrados no primeiro térreo, adaptado com banheiros acessíveis e almoxarifado e um mezanino com 94 metros quadrados no pavimento superior.
“Hoje estamos dando um primeiro passo, todas as demandas de novos cursos estarão alinhadas às demandas da indústria. Quero reforçar que o compromisso do SENAI é forte para fazer com que essa unidade seja, de fato, uma referência ainda maior no desenvolvimento de projetos de inovação”, anunciou Andreza Oto, Gerente da Unidade.
O Prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, celebrou mais uma entrega de relevância na reta final do seu mandato. “Fico emocionado em poder através dessa entrega fazer a diferença na vida das pessoas por meio da educação. Esse investimento marca um momento importante para a ampliação do atendimento ao setor metalmecânico, através de uma educação de qualidade”, declarou o prefeito que na oportunidade anunciou que solicitará ao governo de Minas o aumento na oferta de cursos técnicos para a Unidade, via Programa Trilhas de Futuro.
Para Luciano Araújo, patrono da escola, a concretização dessa obra é motivo de alegria e de novas possibilidades para a unidade e para as empresas da região. “O que transforma a sociedade é a educação e a concretização desse galpão retrata um novo ciclo para o Senai de Timóteo. Esse galpão vem para qualificar melhor nossas empresas, aumentando sua competitividade, permitindo mais eficiência associada a muita inovação e tecnologia. Aos empresários, tragam demandas para o SENAI para que juntos possamos valorizar e usufruir de toda essa estrutura”, pontuou.
De acordo com Diogo Boy, Supervisor Técnico da Unidade, a segunda etapa da obra consistirá na adequação do SENAI, com investimentos da FIEMG na montagem das oficinas técnicas industriais de soldagem, usinagem e ajustagem mecânica, eletricidade predial e industrial. A terceira e última etapa será de teste operacional para compatibilizar os equipamentos na infraestrutura do galpão, garantindo a segurança das operações para os estudantes. A expectativa é que no primeiro trimestre de 2025 a obra esteja 100% concluída.
O Presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, João Batista Alves, parabenizou a prefeitura pelo investimento e agradeceu a parceria. “Douglas é um grande parceiro da FIEMG, da Agenda de Convergência e de tantas iniciativas promovidas em seu mandato que perpetuarão beneficiando tantas pessoas, como o investimento desse galpão que contribuirá para a formação e qualificação profissional para atender as indústrias”, afirmou.
Humberto Marin, Diretor Industrial e de Desenvolvimento da Aperam, parabenizou pela iniciativa e desejou sucesso. “Acredito no desenvolvimento econômico e social quando ele vem do conhecimento e da educação como base. A Aperam fica feliz com esse centro de desenvolvimento metalmecânico e deseja continuar essa parceria de sucesso para a instituição, para empresa e para a sociedade de Timóteo”, concluiu.
Senai Luciano José de Araújo Inaugurado em 2012, o SENAI Luciano José de Araújo é responsável pela formação profissional para a indústria e prestação de serviços como assistência técnica e tecnologia ao setor produtivo.
Atualmente a unidade oferece cursos Técnicos e Aprendizagem Industrial, Aperfeiçoamento e Qualificações profissionais e conta com 600 alunos nos três turnos. Para 2025, a projeção é que a Unidade atue na formação de 900 estudantes. “A oferta de cursos é muito dinâmica e customizada para as demandas industriais da região, nas modalidades de aprendizagem industrial, de formação técnica, aperfeiçoamentos e qualificações. Já os atendimentos dos cursos concentram-se nas áreas de metalmecânica, construção civil, segurança do trabalho, qualidade, gestão, eletrotécnica e eletrônica”, explicou Diogo.