Política

Direita mineira exalta escolha de Flávio Bolsonaro para disputar Presidência em 2026

Anúncio feito por Jair Bolsonaro empolga lideranças do PL em Minas; Zema chama decisão de justa e diz que multiplicidade de nomes fortalece campo da direita contra o PT

07/12/2025 às 09:26 por Redação Plox

O anúncio de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi escolhido pelo pai, Jair Bolsonaro (PL), para disputar a Presidência da República em 2026 foi recebido com entusiasmo por lideranças da direita em Minas Gerais. Entre os que saudaram a decisão estão o governador Romeu Zema (Novo), também pré-candidato ao Palácio do Planalto, e parlamentares do PL no estado.

Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador, é cotado para disputar a Presidência da República em 2026

Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador, é cotado para disputar a Presidência da República em 2026

Foto: Agência Senado


Zema vê decisão como estratégica para a direita

Em postagem nas redes sociais, Romeu Zema classificou a escolha de Flávio Bolsonaro como uma decisão “justa e democrática” que, na avaliação dele, fortalece o campo da direita. O governador relembrou conversa com Jair Bolsonaro quando anunciou sua própria pré-candidatura, destacando que múltiplos nomes no primeiro turno ajudariam a somar forças no segundo.

Zema também reforçou que o objetivo central desse campo político em 2026 é retirar o PT do poder e se colocou à disposição para contribuir com essa estratégia até o fim da disputa.

Flávio Bolsonaro é lançado após visita a Jair Bolsonaro na PF

A pré-candidatura de Flávio Bolsonaro, um dos quatro filhos do ex-presidente com mandato eletivo, foi anunciada na semana passada, após o senador visitar o pai na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Jair Bolsonaro cumpre pena de 27 anos de prisão após condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, abolição violenta do Estado, dano contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

PL mineiro reforça vínculo com Jair Bolsonaro

O presidente do PL em Minas, deputado federal Domingos Sávio, também celebrou a definição do nome de Flávio Bolsonaro. Para ele, o senador é maduro, preparado, sensato e carrega não apenas o DNA do ex-presidente, mas também sua garra, valores e princípios.

Domingos Sávio afirmou que, em sua avaliação, o cenário ideal seria o retorno de Jair Bolsonaro à Presidência, mas que, diante do que chamou de perseguição e maldade, foi necessário consolidar uma nova liderança para a disputa de 2026.

Nikolas Ferreira fala em pacificação nacional

Para o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), a escolha de Flávio Bolsonaro extrapola a esfera eleitoral e se insere em um movimento político mais amplo, voltado à “pacificação nacional” e à retomada do debate sobre anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro.

A primeira manifestação de Nikolas ocorreu ainda na sexta-feira, em publicação no X (antigo Twitter), quando o parlamentar avaliou que a decisão de Jair Bolsonaro tinha um significado maior do que a sucessão presidencial, associando-a a um pedido de pacificação do país.

Depois, Nikolas voltou a se pronunciar, afirmando que o Brasil “não aguenta mais viver dividido” e citando famílias “destruídas” e “inocentes atrás das grades”, em referência aos apoiadores bolsonaristas presos após os ataques de 8 de janeiro. Na visão dele, a proposta de anistia ganhou centralidade na agenda da direita, e a movimentação de Flávio é considerada “decisiva” para tentar aprová-la no Congresso nas próximas semanas.

Bruno Engler reforça alinhamento com Flávio Bolsonaro

O deputado estadual Bruno Engler (PL), que disputou a Prefeitura de Belo Horizonte na eleição passada com apoio de Jair Bolsonaro, também declarou apoio ao senador. Usando camiseta com a estampa de duas armas cruzadas, ele destacou que Flávio carrega os mesmos valores e princípios do pai e que, em sua avaliação, está preparado para assumir a Presidência.

Engler afirmou que pretende trabalhar intensamente para que, em 2027, um representante da família Bolsonaro volte ao Palácio do Planalto e, segundo ele, coloque o país “em ordem”.

Caporezzo critica “sistema” e fala em tentativa de apagar o nome Bolsonaro

Também cotado como candidato ao Senado em 2026, o deputado estadual Caporezzo (PL) defendeu a candidatura de Flávio Bolsonaro sob o argumento de que o senador reúne experiência política, capacidade de articulação e representa “os valores de seu pai”. Ele afirmou que vê resistência ao nome do ex-presidente e de sua família, dizendo que haveria um desejo de “riscar o nome Bolsonaro”.

Caporezzo exaltou o governo Jair Bolsonaro, alegando que foi a gestão responsável por cortar impostos, impulsionar a economia, combater a corrupção e respeitar o pacto federativo. Em sua avaliação, ter novamente um representante da família Bolsonaro no poder é motivo de esperança para a direita, e o nome de Flávio se tornou o principal símbolo dessa expectativa.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a