EUA x Irã: antes de ataque à bases com americanos, Irã teria avisado Iraque

Por Plox

08/01/2020 10h54 - Atualizado há mais de 4 anos

O Irã avisou o primeiro-ministro do Iraque antes do ataque realizado na noite desta terça-feira (7) (madrugada de quarta-feira (8) no horário local). 
 
Adel Abdul Mahdi, primeiro-ministro iraquiano, recebeu uma mensagem do Irã informando que os ataques em respostas à morte de Qassem Soleimani seria realizado pela Guarda Revolucionária do Irã. O Irã teria informado que o ataque seria realizado contra instalações que tivessem soldados americanos alojados, mas não teria especificado ao primeiro-ministro quais seriam as bases atingidas.

ataque2 Foto: Reprodução/Twitter


 
O Comando Unificado em Bagdá, que representa a coalizão formada pelas forças militares internacionais e do Iraque, informou, em um breve comunicado, que não foram registradas baixas inerentes ao ataque dos 22 mísseis iranianos. 
 
Autoridades da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e dos Estados Unidos informaram que nenhuma morte foi contabilizada por eles. Os Estados Unidos disseram que os mísseis atingiram áreas das bases onde não haviam americanos. 

ataque Foto: Reprodução/Twitter

 

De acordo com a rede de TV americana CNN, um militar relatou que receberam previamente o aviso de um ataque iminente, tendo assim tempo para se alojarem em bunkers. 

Destaques