Política

Exames confirmam traumatismo craniano leve em Jair Bolsonaro após queda na cela

Avaliações no Hospital DF Star, em Brasília, apontaram ausência de lesões intracranianas ou crise convulsiva, e ex-presidente foi liberado para retornar à Superintendência da PF sob acompanhamento médico

08/01/2026 às 10:01 por Redação Plox

BRASÍLIA – Exames realizados nesta quarta-feira (7/1) no Hospital DF Star confirmaram que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sofreu um traumatismo craniano leve, sem lesões intracranianas e sem confirmação de crise convulsiva.

Exames em Bolsonaro ocorreram no dia seguinte ao atendimento inicial prestado na Superintendência da PF

Exames em Bolsonaro ocorreram no dia seguinte ao atendimento inicial prestado na Superintendência da PF

Foto: Ton Molina/STF


De acordo com o cardiologista Brasil Caiado, que acompanha a saúde do ex-presidente, a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e o eletroencefalograma não apontaram alterações neurológicas graves. Segundo ele, os exames identificaram apenas lesões em partes moles nas regiões frontal e temporal direitas, compatíveis com um traumatismo craniano leve, classificado como não preocupante do ponto de vista clínico.

Médicos investigam sintomas e possível interação de medicamentos

Caiado informou que a equipe médica continuará investigando, em conjunto, episódios recentes de tontura, desequilíbrio e oscilações transitórias de memória relatados por Bolsonaro nos últimos dias. De acordo com o médico, esses sinais podem estar relacionados a possíveis interações entre os diversos medicamentos usados pelo ex-presidente para tratar crises de soluço persistentes.

O cardiologista relatou que Bolsonaro tentou se levantar, caminhou e caiu dentro da cela onde está preso em Brasília, durante a madrugada. Ele destacou que a dinâmica do episódio não se limita a uma simples queda da cama, o que levou à solicitação de exames complementares, procedimento padrão em casos de trauma craniano, independentemente da gravidade inicial.

Sem confirmação de crise convulsiva

O médico afirmou que, embora houvesse suspeita inicial de crise convulsiva, os exames não confirmaram esse diagnóstico. O eletroencefalograma apresentou resultado considerado normal, e, após a avaliação, a equipe autorizou o retorno de Bolsonaro à Superintendência da Polícia Federal, sem indicação de novos exames imediatos.

Brasil Caiado ressaltou que o ex-presidente apresentou estabilidade clínica durante a noite anterior aos exames. O acompanhamento seguirá sendo feito de forma compartilhada entre a equipe médica e a Polícia Federal, responsável pela custódia.

Quadro clínico e situação prisional

Jair Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. Ele havia recebido alta hospitalar seis dias antes, após procedimentos para tratar uma hérnia e complicações associadas a crises de soluço.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a