Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Polícia
Detento condenado por morte de irmãs é encontrado morto em cela do Ceresp de Ipatinga
Leonardo Victor Citadino da Costa, de 24 anos, foi achado sem vida no banheiro do cubículo por outros presos; Sejusp abre procedimento interno e Polícia Civil investigará as causas da morte
08/01/2026 às 19:04por Redação Plox
08/01/2026 às 19:04
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O detento Leonardo Victor Citadino da Costa, de 24 anos, foi encontrado morto nesta quinta-feira (8/1) no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga. Condenado pelo Tribunal do Júri em novembro, ele respondia pelo envolvimento na morte das irmãs Elisângela Ribeiro da Cruz, de 50 anos, e Camila Keila Ribeiro da Cruz, de 34, crime ocorrido em 5 de janeiro de 2024, que chocou o Vale do Aço pelo grau de violência. Leonardo havia sido denunciado por duplo homicídio com cinco qualificadoras, sequestro e cárcere privado, além de furto, somando seis pedidos de condenação.
O caso teve grande repercussão regional devido à violência empregada no crime, ocorrido em 5 de janeiro de 2024. Leonardo Victor foi denunciado por duplo homicídio com cinco qualificadoras, além de sequestro, cárcere privado e furto, somando seis pedidos de condenação.
Foto: Arquivo / PLOX
Crime que chocou o Vale do Aço As mortes das duas irmãs causaram comoção em Ipatinga e em cidades vizinhas. O processo criminal apontou múltiplas qualificadoras, o que levou o caso a ser julgado pelo Tribunal do Júri. A sentença foi proferida em novembro, resultando na condenação do réu, que já se encontrava recolhido ao sistema prisional. Atendimento na unidade prisional De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), policiais penais foram acionados por outros detentos após Leonardo Victor ser encontrado desacordado dentro da cela. O preso estava caído no banheiro quando os servidores chegaram ao local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado, mas a morte foi confirmada ainda na unidade. Nota oficial da Sejusp Em comunicado, a Sejusp informou que todas as medidas administrativas cabíveis foram adotadas. A secretaria divulgou a íntegra da nota oficial sobre o caso: “Informamos que todas as providências administrativas relativas ao óbito de Leonardo Victor Citadino da Costa, de 24 anos, foram tomadas pela direção do Ceresp de Ipatinga. Nesta quinta-feira (8/1), policiais penais foram acionados por detentos de uma das celas, na qual o preso estaria desacordado. Ao chegarem ao local, encontraram o detento já sem os sinais vitais, caído no banheiro da cela. Imediatamente o Samu foi acionado, cujos profissionais confirmaram o óbito. Leonardo Victor havia sido admitido no Ceresp Ipatinga em 6/2/2024 e possuía passagens pelo sistema prisional desde de junho de 2020. As circunstâncias e causas do ocorrido serão apuradas administrativamente pela direção da unidade prisional, por meio de um procedimento interno já instaurado. No âmbito criminal, as investigações estão sob responsabilidade da Polícia Civil.”
Foto: Sejusp / Divulgação
Histórico no sistema prisional Segundo a Sejusp, Leonardo Victor Citadino da Costa havia dado entrada no Ceresp de Ipatinga em 6 de fevereiro de 2024 e acumulava registros no sistema prisional mineiro desde junho de 2020. As circunstâncias da morte seguem sob apuração tanto na esfera administrativa quanto criminal.